AzureBackup no AzureBotGestão de TIJornada para a NuvemSegurança

8 benefícios que farão você migrar para o Azure, a nuvem da Microsoft

O que há de diferente no Microsoft Azure? Por que reduz tanto o investimento? Conheça oito principais benefícios pelos quais as organizações estão aderindo ao conjunto abrangente de serviços do Microsoft Azure.

A nuvem da Microsoft representa o caminho que empresas de todos os portes têm tomado com destino a inovação dos recursos de TI. Com infraestrutura global dividida em 50 regiões, disponível em 140 países, o maior portfólio de conformidade, SLAs de alto nível e suporte mundial, o Microsoft Azure fornece um ambiente robusto, resiliente e confiável para as mais variadas cargas de trabalho.

Com o Azure, sua organização pode obter vantagens competitivas, tais como mais eficiência, maior flexibilidade, melhor desempenho e claro, redução de custos pagando somente pelo que usar.

Confira os 8 principais benefícios que farão você migrar sua infraestrutura local para a nuvem da Microsoft:

 

1. Investimento

A computação em nuvem elimina os principais gastos do capital de TI como hardware, software, implementação e manutenção dos datacenters locais que representa racks de servidores, eletricidade com disponibilidade permanente para energia e resfriamento e especialistas de TI para administração da infra.

Aderindo ao Microsoft Azure, todos estes gastos são “terceirizados” e o pagamento é somente sob o que for consumido, dando a possibilidade de automatizar o desligamento de máquinas virtuais durante a noite e finais de semana, por exemplo, economizando dia após dia.

Enfim, esqueça os custos de depreciação de hardware, uma vez que não haverá mais investimentos em ativos imobilizados, não haverá necessidade de renovação a cada ciclo de vida de hardware e você irá usufruir de um ambiente atualizado regularmente com a mais recente geração de hardware de computação.

Além de tudo, os data centers modulares da Microsoft são sustentáveis e consomem 50% menos energia do que os data centers tradicionais.

 

2. Segurança e privacidade

A Microsoft entende que para as empresas migrarem para o Azure, elas precisam confiar na segurança e privacidade das informações que nela serão depositadas. Por este motivo, ela lidera o ranking de certificações de segurança entre todos os provedores de nuvem do mercado.

O Azure cumpre uma ampla gama de normas de conformidade internacionais e especificas da indústria. Como por exemplo: ISO 27001, HIPAA, FedRAMP, SOC 1 e SOC 2. Bem como normas específicas de certos países como o IRAP da Austrália, o G-Cloud do Reino Unido e o MTCS de Cingapura.

Rigorosas auditorias de terceiros, tais como as realizadas pelo British Standards Institute, confirmam a adesão do Azure aos rígidos controles de segurança exigidos.

Assim a Microsoft concede aos seus clientes uma plataforma segura e durável, com baixo risco relacionado à segurança da informação.

  • A Microsoft foi o primeiro provedor de nuvem reconhecido pelas autoridades de proteção de dados da União Europeia.

 

3. Rápido e facilmente escalável

Dentre os benefícios do Microsoft Azure, certamente um dos mais atraentes, principalmente para as Startups é a facilidade em disponibilizar o ambiente de TI, dispensando as enormes cotações em vários fornecedores, negociações, altos prazos entre a fabricação e entrega dos hardwares e implementações físicas e lógicas. Tudo isso pode ser trocado por menos de uma hora entre provisionar o pedido e ter o ambiente na nuvem disponível para uso.

A facilidade em ampliar os recursos e depois retroceder de acordo com a demanda também impressiona, são poucos cliques e pronto.

Assim, é dimensionada a quantidade correta de recursos de TI, eliminando a necessidade de adquirir aquela “sobra” dos recursos de hardware que compõem o planejamento de capacidade.

Com o Azure, todos os serviços são agrupados em um único datacenter corporativo e como consequência temos a latência de rede reduzida para os aplicativos e recursos.

 

4. Alta disponibilidade

A Microsoft garante disponibilidade de 99,95% dos serviços do Azure, ou seja, menos de cinco horas de tempo de inatividade por ano. Isso significa baixo risco de parada de ambientes, sejam eles críticos ou não. Assim, você garante que não vai perder nem tempo nem dinheiro se alguma falha ocorrer ocasionalmente.

  • São mais de US$15 bilhões investidos em geo expansão para executar aplicativos e garantir que os clientes sempre obtenham um excelente desempenho.

 

5. Maior produtividade, aberto e flexível

O Azure aumenta a produtividade dos desenvolvedores pois suporta uma grande variedade de linguagens, frameworks, banco de dados e sistemas operacionais, do Windows ao Linux, do SQL Server ao Oracle e do C# ao Java. E assim integrando serviços, ferramentas e soluções. Assim ele ajuda na criação de aplicações para diferentes plataformas.

O resultado disso é um ambiente para desenvolvimento altamente integrado, que, obviamente, aumenta a produtividade da equipe. Ele também oferece ferramentas para converter facilmente VMs de outros hypervisor que não o Microsoft Hyper-V para o mesmo.

  • Se os processos são otimizados, as tarefas são facilitadas e os desenvolvedores conseguem desenvolver aplicações mais robustas, estáveis e funcionais.
  • Com o Azure, muitas tarefas rotineiras da equipe de TI são eliminadas, possibilitando que elas otimizem o tempo e foquem no seu core business.

 

6. Backup prático e com baixo custo

O Backup no Azure aposentou as fitas, a rotina diária, semanal e mensal do administrador de TI em realizar o backup dos dados. Além disso, eliminou a dor de cabeça quando ele acaba esquecendo de trocar a fita devido à alta demanda das requisições.

Oferecendo flexibilidade para escolher os dados que deseja proteger, pelo tempo que quiser em até 99 anos, o Backup no Azure é projetado para ser econômico. Com retenção de curto ou longo prazo e pagando somente conforme o uso.

Ainda dá a possibilidade de restaurar máquinas virtuais inteiras ou arquivos e pastas individuais, conforme necessário. As rotinas de backup são automatizadas e garantem a disponibilidade otimizada da nuvem, exigindo menos da equipe de TI sem deixar de ser eficiente e seguro.

  • O Backup no Azure possibilita escolher entre armazenamento com redundância local ou armazenamento com redundância geográfica. Entre duas ou mais regiões do Azure.

 

7. Suporte de alto nível

De fato, o suporte dos engenheiros da Microsoft é um dos grandes benefícios do Azure. Independentemente do tamanho do seu negócio, você contará sempre com uma equipe de especialistas para apoia-lo.

Com quatro planos disponíveis, o time de suporte do Azure pode atender desde ambientes de não produção e avaliação a ambientes de dependência crítica para o negócio. Além de acesso 24×7 aos engenheiros de suporte por telefone e-mail, chamados ilimitados e suporte a software de terceiros.

Além disso, há os recursos gratuitos de suporte como:

  • acesso a comunidade de suporte,
  • contato com engenheiros e especialistas da comunidade
  • documentações e guias.

 

8. Focado em inovação

O Azure possibilita a criação de aplicativos inteligentes e baseados em dados, com reconhecimento de imagem. Como por exemplo os BOTs, que interagem naturalmente com os usuários. Usufruindo da inteligência artificial e da análise de dados de qualquer forma e tamanho, em tempo real.

São infinitas as possibilidades para criar experiências focadas em inovação do negócio, por exemplo:

  • Desenvolva aplicativos inovadores com inteligência artificial interna.
  • Implemente facilmente Machine Learning e BOTs
  • Crie e implante modelos de inteligência artificial personalizados em escala, em quaisquer tipos de dados.
  • Combine o que há de melhor em dados e em inovação de inteligência artificial da Microsoft e de software livre.

 

#Bônus

Enfim, leve suas licenças de Windows Server ou SQL Server para o Azure!

Fechando com chave de ouro, o Azure AHUB (Azure Hybrid Use Benefit ou Benefício Híbrido do Azure) concede aos clientes a possibilidade de utilizarem suas licenças do ambiente local de Windows Server com Software Assurance e SQL Server com Software Assurance na sua migração para o Azure, gerando ainda mais economia!

Assim, os clientes “levam” as suas licenças para a nuvem. E desta forma, a Microsoft desconta os custos de licenciamento. Os clientes acabam pagando o mesmo que pagariam nas instâncias com Linux. Enfim, é basicamente como o modelo BYOD (“bring your own device” ou “traga seu próprio dispositivo) porém, para as licenças!

O AHUB é um benefício exclusivo da Microsoft dentre os demais provedores de nuvem!

  • Economia de até 40% em migrações do Windows Server utilizando o AHUB
  • Economia de até 30% em migrações do SQL Server com utilizando o AHUB

E então, pronto para migrar para o Microsoft Azure? Junte-se às startups, aos governos e a 90% das empresas da Fortune 500 que confiam na nuvem da Microsoft.

Portanto, aproveite a segurança, a privacidade, a transparência da Microsoft. Além da maior cobertura de conformidade que nenhum outro provedor de nuvem oferece.

Conte com um dos poucos parceiros Microsoft com certificação Gold em Cloud Platform, a SGA Tecnologia Inteligente. Entre em contato com um dos especialistas.