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Bot, o seu novo colega de trabalho

O termo “Bot” ou “Chatbot” está tanto em evidência que, provavelmente, você já ouviu falar. Robôs que conversam com os usuários através de um apps de chat em sites, por exemplo. Tranquilo quanto a definição?

E quanto a sua aplicação, isso é claro pra você? Se pensa que seu uso está restrito aos serviços de atendimento ao cliente, trago-lhe boas novas. Na verdade, essa é apenas uma das inúmeras possibilidades que essa ferramenta pode oferecer.

Nesse artigo, vamos falar sobre como os bots podem auxiliar nas tarefas e processos de trabalho do dia a dia e dar alguns exemplos da utilização deles no ambiente corporativo.

 

Bots e processos de trabalho: uma combinação interessante

Hoje em dia é muito comum sermos atendidos/abordados por robôs ao acessarmos um site, solicitar atendimento ou quando vamos as compras. Geralmente, o primeiro contato é feito por eles. Esses são alguns dos cenários mais explorados e conhecidos por nós: o atendimento de primeiro nível ao cliente externo.

Pode parecer óbvio, mas já perceberam que o chatbot, assim como um formulário por exemplo, é mais uma interface entre pessoas e sistemas ou serviços? Pensar dessa forma, embora simplória, ajuda no levantamento de melhorias para o público interno. Algumas tarefas repetitivas podem ser automatizadas, aumentando a assertividade e agilidade na entrega. Maior assertividade + agilidade = palavras mágicas: Redução de custos!

Os bots são projetos vivos, sempre em evolução. Portanto, pense neles como um de nós, sempre aprendendo. Seu coleguinha não precisa nascer pronto. Pode começar executando uma tarefa apenas e ir “aprendendo” novas funções aos poucos; assim como nós, não é mesmo?!

A medida que novas atividade ou processos são delegados para ele, sua equipe pode se concentrar em tarefas mais nobres e ser mais produtiva.

 

Explore! As possibilidades estão aí

Imagine, que bacana, um bot para auxiliar seu time no registro de entrada/saída através do Skype! Além das funcionalidades reativas como por exemplo consultar horas extras, consultar último registro, seria possível que ele, de forma proativa e personalizada, informasse ao colaborador Jaiminho, por exemplo, que ele deveria sair mais cedo para compensar alguns minutos que ele possui ou que ele se esqueceu de registrar o retorno do almoço.

E que tal um assistente que auxilie no treinamento de novas contratações? Ele poderia apresentar tudo sobre a empresa, tirar dúvidas e até mesmo, fazer alguns questionamentos e brincadeiras envolvendo os demais colegas da empresa, facilitando a aproximação e entrosamento do novato com os demais. Olha que show!

Um sistema altamente “consciente” dos procedimentos da empresa seria bacana também. Pense em um colaborador com dúvidas sobre a maneira correta de realizar uma tarefa. Em vez de consultar vários manuais e perder tempo, ele poderia tirar a dúvida rapidamente com o bot. Mais uma vez, assertividade e produtividade.

 

Vamos começar?

Os bot já são uma realidade, não apenas uma “modinha”. Conquistaram seu espaço e chegaram pra ficar. A automatização de processos com robôs é uma grande oportunidade para as empresas.

Uma pesquisa da London School of Economics sugere retorno sobre o investimento de 600% a 800% para tarefas específicas.

Como disse David Schatsky, Diretor Executivo da Deloitte LLP: “Comece pequeno e comece rápido”.

Enfim, as possibilidades são infinitas! Certamente no seu ambiente de trabalho existem espaços para alguns.

Entre em contato com a SGA Tecnologia Inteligente e nos permita ajudá-los no que pode vir a ser a transformação digital da sua empresa. Será uma honra participar desse momento com vocês!