Você está pronto para migrar sua empresa para a Cloud Computing mas não tem certeza se toda a equipe está preparada para isso? Não se preocupe, essa é uma dúvida nas empresas que apostam na transformação digital.

Neste post, nós vamos te ajudar a superar esse obstáculo com engajamento e cultura de inovação, para que todas as áreas da empresa estejam prontas para a jornada para nuvem. Vamos lá?

 

Entendendo esse momento como uma oportunidade de engajamento

O primeiro e principal passo para garantir uma migração de sucesso que envolva toda a empresa é encarar esse desafio como uma oportunidade de unir e engajar os funcionários no crescimento do negócio.

Apesar de uma solução tecnológica, a Cloud Computing é, acima de tudo, uma mudança de cultura dentro das empresas, de como seus funcionários trabalham, colaboram e se preocupam com a produtividade em cada processo.

Portanto, não existe momento melhor para engajar sua equipe do que durante uma mudança de paradigma como essa. A transformação digital é uma necessidade mercadológica, mas também uma nova era. É com esse mindset que você deve apresentar sua estratégia de migração para todos os colaboradores.

 

Fazendo com que todas as áreas participem da jornada para nuvem

Além do sentimento geral de mudança e crescimento, o gestor precisa também criar um ambiente favorável através de atitudes pontuais antes, durante e depois da jornada para nuvem. Para exemplificar o tipo de comprometimento que você precisa ter, veja algumas ações que vão te ajudar a aproximar e engajar os funcionários:

 

Convide todos os setores a participarem do planejamento

O mais importante durante uma migração como essa é deixar claro que toda a empresa faz parte desse processo, não importa o setor ou função. Muitas empresas erram ao isolar a implementação à equipe de TI e causam confusão, diminuição de produtividade e frustração nos outros funcionários.

Por isso, faça questão de convidar todos eles para reuniões sobre o assunto. Explique como será a jornada e peça sugestões que possam ajustar o processo a determinadas tarefas mais específicas. Essa sensação de unidade será muito útil para uma migração tranquila e efetiva.

 

Identifique os entusiastas de cada área

Independentemente da área de atuação, em qualquer equipe sempre existe aquela pessoa mais engajada em inovação e entusiasta de tecnologia. Essas reuniões são perfeitas para identificar e motivar esses perfis. Faça com que eles sejam os evangelizadores da Cloud Computing e engajem seus colegas com mais proximidade.

 

Facilite o processo de migração

É lógico que o trabalho de engajamento não termina na promessa, é hora de cumprir o que foi planejado. Converse com sua parceira tecnológica ou a provedora do serviço de nuvem para que o processo seja customizado à cultura e rotina da sua empresa.

Aposte também no treinamento das novas soluções, mesmo que determinado funcionário não utilize aquela ferramenta diretamente. Além de criar uma cultura em volta da Cloud Computing, essas atitudes vão agilizar a migração e diminuir o tempo preciso para colher frutos reais da transformação digital.

 

Engajando com foco em inovação

E falamos em cultura porque essa é a palavra-chave para o engajamento de funcionários. Áreas com menos uso direto de tecnologia costumam ter uma resistência maior a mudanças e dificuldades de adaptação.

Para resolver esse problema e ainda aumentar a produtividade em processos otimizados, crie uma estratégia não só para a nuvem, mas uma educação a longo prazo que transforme a inovação em uma busca constante, independentemente da função exercida.

Se seus funcionários estão sempre olhando para frente e buscando entender o potencial de novas tecnologias para o crescimento do negócio como um todo, a jornada para nuvem será para todos eles apenas mais um passo natural em direção ao sucesso.

E aí, gostou das nossas dicas? Se você quer ficar por dentro de outras novidades sobre soluções de TI e nuvem, assine a nossa newsletter para receber artigos diretamente no seu e-mail!

Comentários

comentários