Jornada para a NuvemSGA Monitoring for Cloud

Como mensurar Retorno sobre o investimento na Nuvem?

Você está pensando em migrar seu datacenter para a Cloud Computing ou já migrou e ainda não viu os resultados que esperava? Entenda  a importância do gerenciamento da nuvem com foco nos resultados para o negócio.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre como garantir o máximo do seu investimento em inovação tecnológica. Para isso, vamos lhe mostrar o que você deve priorizar na hora de gerenciar a sua cloud. Vamos lá?

 

Monitoramento integrado

Comece priorizando a ferramenta que vai garantir que todos os 5 desafios abaixo sejam viáveis dentro do seu sistema na nuvem.

De fato, para garantir um bom gerenciamento de Cloud Computing é que o responsável pela sua gestão tenha a capacidade de monitorar todo o ambiente a todo tempo.

O monitoramento integrado é uma ferramenta de controle. Ela dá uma visão geral do sistema e o poder de tomar atitudes correspondentes às suas necessidades. Seja um ajuste de estratégia, de demanda ou para encontrar novas oportunidades de otimização operacional.

 

1.Mensuração de indicadores

Para fazer uso desse monitoramento de forma realmente estratégica é preciso definir e mensurar indicadores de performance que deem ao responsável insights sobre produtividade, gastos e desempenho geral da empresa. Um bom exemplo disso é mensalmente acompanhar o investimento do que foi projetado com o que está sendo realizado.

Um planejamento para o gerenciamento da nuvem passa por transformar toda a operação do negócio. A partir desse momento, a sua produtividade passa diretamente pela performance da Cloud Computing. Ter métricas confiáveis é uma forma de garantir que o crescimento seja sustentável. Além disso, que sua demanda por estrutura esteja sempre de acordo com a oferta do serviço.

 

2.Identificação de gargalos

Outro ponto a ser priorizado no gerenciamento da nuvem é a constante busca por gargalos e desperdícios de estrutura. Eles podem ser corrigidos para otimizar o sistema ao longo do tempo. Quanto mais enxuta a operação, mais competitivo é um negócio.

Uma gestão integrada e centralizada facilita a identificação desses pequenos problemas. Além disso, ajuda o gestor de TI e o CEO a criarem ciclos de iteração mais bem definidos.

 

3.Gestão de backups e segurança

A segurança é um ponto-chave na nuvem, mas ela só é confiável se o gerenciamento por trás da tecnologia for bem feito. Priorize em um software dessa área as ferramentas de backup e segurança. Isso para que vazamento e perda de dados sejam minimizados ao máximo possível por meio de monitoramento eficiente e garantia de compliance.

 

4.Tempo de resposta

Caso algum problema ocorra, a solução de gerenciamento da sua empresa tem que ser capaz de identificar com rapidez e oferecer uma resposta imediata. De fato, um péssimo sinal de que sua nuvem não está bem gerenciada é quando o usuário percebe o problema antes do TI.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a demora para responder a uma crise pode significar grandes prejuízos.

 

5.Software especializado de gerenciamento da nuvem

Portanto, todos esses tópicos podem ser solucionados com a escolha de um bom software especializado. Um bom exemplo desse tipo de solução é o SGA Monitoring for Cloud, uma ferramenta completa para monitorar, analisar e otimizar seu datacenter na nuvem.

Enfim, o que você está esperando para melhorar o seu gerenciamento da nuvem? De fato, com um software de qualidade e um bom planejamento é possível transformar a migração em uma oportunidade de mercado. Tornando o seu negócio mais enxuto e competitivo para ficar um passo à frente da concorrência.

Falando em migrar para a nuvem? Que tal saber mais sobre como esse processo ajuda a sua empresa a inovar por meio da tecnologia? Para isso, leia este ebook sobre a jornada para a nuvem!