A jornada para nuvem é o caminho natural para muitas empresas e é fácil entender por quê. Afinal, a nuvem dá aos negócios escalabilidade, reduções de custos e mais produtividade do que qualquer outra solução. Entretanto, a jornada para nuvem deve envolver um cuidadoso planejamento se você quiser realmente obter todos os seus benefícios.

Hoje você entenderá por que e conhecerá os principais passos da jornada para nuvem.

 

Quais os riscos da falta de planejamento na jornada para nuvem?

Uma jornada para nuvem com planejamento pobre e mal implementada pode colocar obstáculos desnecessários no caminho do seu negócio. Por isso, é essencial para aqueles que carregam essa responsabilidade conhecer e obter os recursos certos e ferramentas adequadas para a migração.

CIOs precisam de um mapa claro de como mover a empresa para a nuvem e devem entender o impacto da transformação digital. Isso deve ser feito antes da execução, seguindo as etapas delineadas abaixo.

 

Diagnóstico Completo

O primeiro passo para uma jornada para nuvem bem-sucedida é determinar o que será movido para a nuvem e o que ficará em seus servidores locais, e isso claro é feito com a ajuda de um parceiro especializado que irá fazer um diagnóstico completo.

Quando o assunto é a jornada da sua empresa para a nuvem devemos entender que trata-se de um processo contínuo. Então, se o primeiro passo é a migração do seu datacenter, ele certamente será seguido de projetos como a criação de dashboards inteligentes e do investimento em soluções de BOT.

O risco aqui é não entender completamente o que a sua empresa precisa migrar e, consequentemente, fazer isso de forma incompleta.

 

Estudo Técnico e Financeiro

Deve-se fazer uma avaliação do cenário atual a fim de se obter entendimento sobre como a nuvem vai impactar os seus negócios. Mesmo porque, para conseguir o melhor ROI, sua empresa precisa saber o que lhe espera.

Quanto mais engajada a sua empresa estiver ao processo de migração para a nuvem, maiores são as chances de sucesso. Sem avaliar o cenário, sua empresa pode ter dificuldades para obter o melhor resultado com a nuvem.

 

Planejando o sucesso do projeto

Em terceiro lugar você precisará dedicar esforços ao desenvolvimento de um projeto de migração para a nuvem que considere todas as necessidades atuais da sua empresa. É nessa etapa que se define questões relacionadas a segurança, mobilidade, escalabilidade, disponibilidade, flexibilidade, desempenho e tantos outros fatores.

Um bom plano de projeto livra você de riscos, que poderiam afetar a performance da nuvem.

 

Adequação de processos

Quais dos seus fluxos de trabalho estão prontos para a nuvem e quais precisam ser revistos? É aqui que você terá a oportunidade de fazer isso.

A migração para a nuvem precisa, obrigatoriamente, ter uma visão estratégica e também uma visão operacional. Ao adequar os processos à nuvem, a chance de sucesso é muito maior.

 

Implementação e monitoramento

Busque um parceiro confiável que consiga solucionar todas as suas demandas com relação a nuvem e entregar um serviço de qualidade. Será responsabilidade desse parceiro assegurar que a implementação e o monitoramento da sua nuvem se deem da melhor forma possível.

O ideal é começar a interagir com esse parceiro o quanto antes. Incluí-lo no processo de migração ajuda a definir um planejamento mais adequado. O risco de começar sem um parceiro é de perder todas as etapas anteriores de planejamento, porque elas não se encaixam na realidade de operar na nuvem.

 

Quais são os benefícios da jornada para nuvem?

Fazer um bom planejamento em sua jornada para a nuvem é salutar para se beneficiar de todas as suas vantagens, dentre as quais podemos citar uma segurança mais bem resolvida para as suas aplicações, uma infraestrutura menos complexa no seu ambiente de rede e o backup automático dos seus dados, que ajuda a protegê-lo de perdas e desastres.

Todavia, esses não são os únicos aspectos positivos de migrar. Mais flexibilidade e facilidade para colaborar entre seus pares, escalabilidade e uma relação de custo/benefício mais vantajosa também são fatores que você pode esperar da nuvem.

E aí, gostou de conhecer a importância do planejamento na jornada para nuvem? Confira então como fazer um estudo de viabilidade econômica para a sua migração!

Comentários

comentários