Um antigo provérbio chinês diz: “não dê o peixe, ensine a pescar”. A verdade por trás dessa frase demonstra a importância de treinar pessoas para que desenvolvam certas habilidades. Esse mesmo conceito pode ser aplicado no mundo corporativo, pois, a menos que a empresa invista em treinamento, dificilmente terá profissionais capacitados em seu ambiente interno.

Mas quais são os benefícios práticos que colaboradores bem instruídos e treinados podem trazer para uma organização? Neste post, responderemos essa pergunta.

 

Por que ter profissionais capacitados é um ótimo investimento?

De acordo com pesquisa feita pelo Panorama do Treinamento Brasil, as empresas brasileiras estão mais dispostas a investir na capacitação dos funcionários em vista do proveito que essa prática traz.

Sendo assim, vamos apresentar alguns motivos para que você também invista na capacitação da sua equipe interna. Vamos a eles:

Diminuição da rotatividade

A empresa tende a amargar um grande prejuízo com o turnover ou a rotatividade dos seus funcionários. O motivo disso, muitas vezes, é a falta de um programa de treinamento e de capacitação bem estruturado na organização.

Normalmente, funcionários que ficam estagnados no seu aprendizado profissional perdem a motivação no seu trabalho e tentam encontrar em outra empresa a oportunidade de adquirir conhecimento e avançar na sua carreira.

Outro dano que a organização sofre com o turnover é o gasto com a contratação de novos colaboradores para assumir as funções que ficaram vagas. Esse dinheiro poderia ser investido na capacitação dos funcionários, e assim mantê-los dentro da instituição.

Aumento das ideias inovadoras

Quanto mais o ambiente do aprendizado for fomentado na organização, maior será a capacidade dos colaboradores de produzir ideias inovadoras. Isso acontece porque a equipe interna começa a descobrir novos conhecimentos na sua área profissional.

Com essa visão mais ampla, os funcionários conseguem pensar em novos projetos que podem transformar os rumos da empresa e fazê-la ter estratégias mais eficientes.

Por exemplo: algumas instituições que investiram na capacitação dos seus colaboradores conseguiram realizar um hackathon (maratona da inovação) interno. Nesses eventos, os participantes se unem para construir uma nova ideia de produto ou de serviço para a instituição. Geralmente, grandes inovações saem desses ambientes.

Em artigo do jornal O Estadão, foi revelado que os estúdios Disney fazem mais de 4 hackathons internos por ano. Não é preciso falar sobre o nível da capacitação dos funcionários dessa empresa, certo?

Melhoria nos processos internos

Outro fator que é influenciado com o investimento no treinamento dos colaboradores é a melhoria nas demandas internas da empresa. Digamos que uma instituição que oferece algum tipo de produto não está conseguindo atingir as suas metas mensais de vendas.

Após um exame minucioso, foi descoberto que a sua equipe interna está falhando no atendimento ao cliente. Qual será a solução para resolver esse problema? A capacitação desses funcionários.

Eles podem ser ensinados a ter maior empatia com o cliente, entender a jornada de compras do público da empresa e a continuar a manter o relacionamento com os compradores mesmo depois de fechar a venda.

Funcionários mais confiantes

Os colaboradores ficam mais seguros e confiantes quando percebem que a empresa está se esforçando em capacitá-los. Uma vez que uma instituição que investe nos funcionários, não vai querer dispensá-los por motivos triviais.

Além disso, a equipe interna aprende a realizar as suas tarefas diárias com maestria. Ao ver como o seu trabalho está melhorando de qualidade, esses profissionais se sentem mais tranquilos com os rumos da sua carreira e, também, protegidos pelo seu vasto conhecimento.

Construção de uma boa reputação

A employer branding (marca empregadora) de uma empresa é o que indica a sua reputação perante o mundo corporativo. Quanto melhor ela for, mais visibilidade e credibilidade a instituição terá.

Quando a organização decide investir na capacitação dos colaboradores, a sua imagem como boa empregadora melhora. O resultado é a atração de investidores e de valiosos talentos profissionais.

Anualmente, a Great Place to Work lista as melhores empresas para se trabalhar. No último ranking que foi divulgado, a empresa Elektro Eletricidade e Serviços S/A conquistou a 1ª posição. Qual é o segredo dessa organização? Entre outras coisas, investimento no treinamento dos seus colaboradores.

Maior retenção de talentos

Segurar na organização os profissionais de alto rendimento está cada vez mais difícil, visto que as empresas disputam desesperadamente por esses talentos. Além disso, a atual geração, conhecida como millennials, que está ingressando no mercado de trabalho, não se apega mais ao lugar onde trabalha.

Dar a esses jovens um farto volume de conhecimento vai torná-los profissionais capacitados e motivá-los a permanecer na empresa. Conseguindo isso, a instituição crescerá e aumentará o seu território comercial contando com colaboradores que são joias.

Introdução de novas tecnologias

Com profissionais capacitados, a empresa pode implantar novas tecnologias no seu ambiente interno. Atualmente, existem inúmeras ferramentas virtuais voltadas para aumentar a produtividade e a eficiência de processos rotineiros.

Uma delas é o software Enterprise Resource Planning (ERP ou, em português, sistema de gestão para empresas). Essa aplicação auxilia a instituição na organização e na automatização de tarefas repetitivas que consomem muito tempo dos funcionários.

Com um bom treinamento, a equipe passa a utilizar soluções virtuais como essa e os funcionários usam melhor o seu tempo com projetos que realmente vão ajudar a empresa a atingir as suas metas.

Empresa mais competitiva

Ainda outro benefício da capacitação dos colaboradores é tornar a empresa mais competitiva. Esse fator é fundamental, pois as instituições que não conseguem disputar um “lugar ao sol” no mundo corporativo tendem a desaparecer.

É por isso que grandes organizações como o Google tem uma política interna de capacitação e de treinamento bem estruturada. Com profissionais qualificados, a sua empresa também pode alcançar uma excelente posição no ambiente empresarial.

Diante de todos esses benefícios, fica bem óbvio que implantar um programa de capacitação para os colaboradores é uma excelente estratégia. Então, não demore em ensinar os seus colaboradores “a pescar”.

O que achou deste post? Ele te ajudou a perceber a importância de ter profissionais capacitados na sua instituição? Assine a nossa newsletter e não perca outras atualizações valiosas como esta!

Comentários

comentários