AzureBackup no AzureDisaster RecoveryJornada para a NuvemOffice 365SegurançaSGA Monitoring for CloudSGA Monitoring for On-Premises

Jaguar Mining Inc.

 

Mineradora adota a nuvem como ferramenta para Inovação

A empresa reduziu 15% nos custos totais no terceiro mês, além de ampliar a adoção de novas tecnologias para produção dentro das minas.

A Jaguar Mining Inc. é uma empresa canadense de mineração subterrânea com operações no Brasil – concentradas na região do Quadrilátero Ferrífero, no Estado de Minas Gerais. A empresa conta hoje com 1.100 funcionários e possui uma produção de cerca de noventa a cem mil onças de ouro por ano.

Há dois anos, a Diretoria deixou claro o objetivo de flexibilizar custos para se adequar as necessidades do negócio porém, mantendo o investimento em tecnologia. Desde então, contou com a parceria da SGA Tecnologia Inteligente para estudar o ambiente e planejar a melhor solução para o momento da empresa.

 

OS DESAFIOS

  • Custos Flexíveis – Pagamento baseado em consumo, capacidade de elasticidade e datacenter mais “leve”.
  • Usuários – Na probabilidade migrar o ERP, como realizar o processo sem afetar a rotina dos colaboradores.

 

A JORNADA PARA A NUVEM

Após estudos e planejamento, ambos reconheceram que a solução mais viável era a migração para a nuvem.

“Apoiamos a Jaguar desde o amadurecimento da cultura, a desmitificação sobre estar na nuvem até a execução e operação da migração do datacenter. Depois que o cliente estava maduro para realizar a jornada, fizemos um estudo detalhado e aprofundado, técnico e financeiro que pudesse mostrar ao cliente a viabilidade da jornada”, relata o CEO da SGA Tecnologia Inteligente, Armindo Gabriel Sgorlon.

Foram migrados os sistemas de ERP e todo o ambiente crítico para o Azure além de realizar upgrade tecnológico do sistema operacional passando a trabalhar em alta disponibilidade.

O CTO da SGA Tecnologia Inteligente, Aloísio Lacerda relata a oportunidade que encontraram na jornada: “Do ponto de vista técnico, aproveitamos os momentos da migração para fazermos uma grande mudança no ambiente com Refresh Tecnológico. Todos os servidores praticamente foram migrados para a última versão do Windows então, durante o projeto, o ambiente foi praticamente todo recriado.”

Para não impactar os 500 usuários envolvidos, foram feitos diversos testes com a preocupação de proporcionar uma nova experiência na forma de trabalharem. As alterações foram feitas de forma a tornar mais fácil e ágil o dia a dia dos usuários trazendo mais produtividade e performance ao ambiente.

Segundo o responsável técnico da Jaguar Mining, Thiago Souza, a expectativa no início do projeto era tentar deixar todos os sistemas com a mesma velocidade e a experiência que os usuários tinham. “A SGA nos trouxe novos serviços para melhorar a experiência dos usuários que tiveram uma percepção de melhora. Então a realidade foi acima da expectativa.”

 

RESULTADOS

De acordo com feedbacks internos, os elogios eram para velocidade e usabilidade dos sistemas que trabalham.“O usuário parou de reclamar e passou a elogiar a facilidade de uso. Consideramos que isso é um sucesso! ”, relata Roberto Piragibe, Gerente de Administrativo e de TI da Jaguar Mining.

Agora na Nuvem, a Jaguar tem um datacenter novo, com muito mais disponibilidade, com maior capacidade, com flexibilidade de investimento que permite crescer e reduzir dinamicamente.“A gente conseguiu atender a meta do presidente que era ter flexibilidade nos custos sem afetar negativamente a experiência do usuário, que no nosso caso foi positivo, agora contamos com o time de serviços gerenciados da SGA para nos ajudar a otimizar os investimentos que realizamos na nuvem.”, Roberto acrescenta.

Os resultados começaram a ser refletidos na redução do custo mensal, não só em ativos de TI como também em espaço físico, custos fixos, entre outros fatores. Roberto Piragibe ressalta “A meta da Diretoria era ter algo entre 10 e 15 % de redução de custo, a gente agora no terceiro mês já está chegando nisso.”

Além disso, a partir de agora podem contar com uma TI mais estratégica, voltada para o negócio. “Foi uma grande vantagem pra gente não se preocupar com estrutura física e sistemas complexos. Hoje a gente não tem mais uma estrutura de hardware pra poder manter, não precisa ter especialistas pra poder administrar, na nuvem isso é transparente., relata o analista Thiago Souza.

 

PARCERIA JAGUAR MINING E SGA

A jornada para a nuvem da Jaguar Mining foi realizada pela SGA Tecnologia Inteligente, um dos principais parceiros da Microsoft no Brasil em CLOUD.

Foram migrados os sistemas de ERP da TOTVS, System Center, Farm d RDS e File Server, todo o ambiente crítico foi migrado para o Azure e a tecnologia utilizada foi de DR para o envio das VMs que estavam hospedadas em sua maioria no ambiente VMWare on-premisse e em alguns outros casos como o banco de dados foi decidido pelo backup/restore ou reinstalação da aplicação para o upgrade tecnológico do SO e SQL Server, saindo da versão 2012 para 2016, trabalhando em alta disponibilidade.

Para que a migração fosse eficiente, a equipe da SGA Tecnologia Inteligente trabalhou de forma integrada com a equipe de TI da Jaguar Mining inc e inúmeros testes foram realizados para garantir a compatibilidade de todos os sistema.

“Houve um processo de amadurecimento que durou cerca de 18 meses, o cliente observou casos de sucesso da SGA, pesquisou, se manteve atento as tendências de mercado e na primeira oportunidade estava pronto para a Jornada.”, afirma Armindo Gabriel, CEO da SGA Tecnologia Inteligente.

Para Roberto Piragibe, “essa parceria com a SGA foi um processo aí de 1 ano e meio mais ou menos, hoje a gente tá tranquilo.”

“Hoje eu indico pra qualquer um, a tendência é só ficar mais barato, com segurança e liberar tempo do pessoal de TI realmente pra entrar no negócio e agregar valor.”

 

SERVIÇOS GERENCIADOS

Após estabilizar a operação, a SGA Tecnologia trabalha para que a Jaguar tenha um ambiente mais seguro, com desempenho justo e otimização de investimento, para isso o time de serviços gerenciados realiza de forma periódica um relatório com recomendações dentro destas 3 áreas: segurança, desempenho e investimento, o que garante o máximo potencial da infraestrutura. Em paralelo, o cliente agora tem a oportunidade de inserir de forma mais contundente em sua pauta, discussões voltadas para inovação e transformação digital.

 

PRÓXIMOS PASSOS

As discussões com foco em inovação foram iniciadas em 2018 e observam atentamente as tendências de mercado para a mineração. Agora já é possível iniciar grupos de discussões que abordam tecnologias como IoT, Analytics, dashboards inteligentes, BOT, Smart Sensors, Colaboradores Conectados, entre outros. Essas tecnologias permitirão que a Jaguar esteja sempre a frente, elevando seu patamar e atingindo nível superior de eficiência e competitividade.

O CEO da SGA, Armindo Gabriel já enxerga planos para o futuro: “Após estabilizar a operação, já estamos trabalhando para que a Jaguar tenha um ambiente mais seguro, com desempenho justo e otimização de investimento, para isso nosso time de serviços gerenciados realiza de forma periódica um relatório com recomendações dentro destas 3 áreas, segurança, desempenho e investimento, tudo isso para garantir o máximo potencial da infraestrutura. Em paralelo, o cliente agora tem a oportunidade de inserir de forma mais contundente em sua pauta, discussões voltadas para inovação e transformação digital.”

 

SOLUÇÕES ENTREGUES:

AZURE

BACKUP NO AZURE

DISASTER RECOVERY

OFFICE 365

SEGURANÇA

SGA MONITORING FOR ON-PREMISES

SGA MONITORING FOR CLOUD

 JORNADA PARA NUVEM

 

PALAVRAS DO CLIENTE

“Estamos no meio da viagem pra trazer essa eficiRoberto Piragibeência pra dentro da mina. Uma operação mais segura, com dados mais confiáveis e uma organização leve.”

Roberto Piragibe, Gerente de Suprimentos, Administrativo e TI na Jaguar Mining Inc

 

 

Assista o vídeo completo em nosso canal no YouTube:

 

PROJETO DE SUCESSO

Agradecemos à todos os envolvidos no sucesso desse projeto.

E a jornada para a Inovação só está começando. A Jaguar Mining Inc. já planeja adotar novas tecnologias para trazer mais produtividade dentro e fora das minas.

 

case-jaguar-vídeo

Da esquerda para a direita: Aloísio Lacerda (CTO na SGA); Thiago Souza (Analista na Jaguar Mining Inc.); Andréa Britsch (Marketing na SGA); Rodrigo Hernandez (CCO na SGA) e Armindo Gabriel (CEO na SGA).

 

Mineradora Jaguar Mining adota nuvem e reduz 15% dos custos em apenas três meses

 

 

QUER ENTENDER COMO PODEMOS TRANSFORMAR SEUS DESAFIOS EM UM CASO DE SUCESSO?

CLIQUE AQUI E CONHEÇA O CAMINHO.