Como tantos outros líderes de TI por aí, você está procurando evidências de que a computação em nuvem pode funcionar para a sua empresa, e que a cloud é mais do que um modismo. A SGA Tecnologia Inteligente acredita na nuvem como diferencial competitivo para os negócios do futuro e, exatamente por isso, sabe que detectar o momento certo de migrar para a nuvem é um grande desafio. Por isso queremos ajudar.

Cloud computing é a computação construída sobre uma infraestrutura compartilhada, escalável e segura. Essa infraestrutura permite ao seu negócio adaptar-se com agilidade às mudanças ao seu redor e reduzir significativamente os custos de sua computação.

Diferentemente de modelos tradicionais de compra, instalação e implementação de servidores, a nuvem é instantânea e pode ser customizada a qualquer momento. É provável que você já tenha ouvido dessas vantagens por aí, mas você saberia responder em quais cenários elas vêm a calhar? Selecionamos 6 ocasiões em que migrar para a nuvem é a decisão certa. Confira!

1. Quando sua empresa precisa economizar

Todo negócio precisa otimizar sua relação com a tecnologia a fim de obter a melhor relação custo-benefício possível. E, quando um determinado sistema ou servidor, crucial para as suas operações, oferece vantagens em preço e performance na nuvem, é hora de considerar a migração. Nessa conta, obviamente, você deverá avaliar os custos da transição, mas perceberá em pouco tempo que há algumas vantagens escondidas.

Conversando com vários clientes, percebemos picos de utilização dos recursos computacionais que são sazonais, em um caso especifico, um cliente tem um pico de utilização em novembro, apenas em novembro e, para atender as necessidades do negócio, este cliente precisa de comprar a infraestrutura capaz de suportar o mês de novembro, sendo assim ele compra 12 novembros. Percebe-se claramente que existe uma ociosidade dos recursos e consequentemente um investimento maior do que o necessário. Na nuvem, o investimento é baseado no consumo e a alocação dos recursos é dinâmica, é possível provisionar X recursos, por exemplo para 11 meses do ano e, rapidamente e com facilidade, no mês de novembro provisionar 2X, 3X, 10X. O investimento também passa a ser sazonal na nuvem, diferentemente do investimento linear em outros modelos como datacenter local.

Se você percebeu que precisa cortar custos, mas não quer afetar o desempenho da sua TI, é hora de procurar um especialista em cloud computing.

2. Para agilizar a implementação de novas tecnologias

Sabemos que o aspecto financeiro pode ser o mais importante na hora de tomar decisões como essas. Mas, também sabemos que a TI é a espinha dorsal dos negócios. É ela que dá suporte às atividades empresariais e tem o potencial para conceber alternativas capazes de aumentar a produtividade de seus colaboradores e simplificar rotinas.

Sua TI precisa, então, de agilidade para funcionar a favor do negócio. Imagine que uma nova tecnologia surja amanhã e seja disruptiva a ponto de mudar a realidade do seu setor. Se para implementá-la você precisa adquirir novos equipamentos, educar seus funcionários e comprar uma porção de licenças, ela não será posta em prática tão cedo.

Com mercados cada vez mais dinâmicos, uma das características da nuvem que mais pode fazer bem ao seu negócio é a redução do tempo necessário para adotar novos recursos. Quando a TI precisa apoiar mais agilidade, encurtar prazos e aumentar a disponibilidade de alternativas, a nuvem faz todo o sentido. Claro, sem perder o olhar no aspecto financeiro, uma vez que o investimento é baseado no consumo, o investimento é escalável!

3. Antes de cair na obsolescência

Não é só com empresas que querem poupar e desejam aumentar a agilidade de seus departamentos de tecnologia que cloud computing combina. Afinal, talvez você esteja muito satisfeito com a sua TI atual para considerar mudar apenas por esses dois motivos. Mas, e se lhe dissermos que a sua tecnologia está ficando para trás?

Não importa em que ramo você trabalhe. Todos dependemos de sistemas e softwares que precisam ser substituídos eventualmente. Aqui, a migração pode significar também uma vantagem competitiva.

Quando ferramentas precisam ser substituídas, elas demandam um reprovisionamento de capital enorme. Na nuvem tudo é diferente. Migrar é ter todos os softwares de que precisa sempre atualizados, sem considerar custos de interrupção ou novos licenciamentos.

4. Para amplificar a colaboração entre times

Já aconteceu de precisar que seus colaboradores dessem uma ajudinha em um projeto, mas graças à distância geográfica isso não foi possível? Por vezes, equipes precisam de trabalhar em conjunto, mas têm dificuldades de fazer isso com a tecnologia de que dispõem atualmente. É hora de considerar uma migração para a nuvem.

Trabalhar em sincronia é difícil e, muitas vezes, impossível com softwares instalados localmente. Por vezes, acessar um documento que está sendo utilizado por outra máquina não é possível. Além disso, comunicar-se com seus colegas de forma segura e simples pode ser um desafio.

Os sistemas cloud geram mais valor para a sua companhia, porque estão acessíveis para um maior número de usuários ao mesmo tempo. E eles podem trabalhar no escritório ou fora dele, em seus dispositivos móveis ou nos computadores da empresa, e conseguem colaborar entre si com facilidade e transparência. Portanto, se trabalhar em grupo é uma dificuldade que seu time enfrenta agora, migrar para a nuvem pode ser a solução.

5. Quando problemas de segurança aparecem

Toda empresa pode passar por alguns problemas, todavia, quando eles acontecem na área da segurança de TI isso é um mal sinal. Vazamentos, invasões e perda de dados podem significar para o seu negócio muito mais do que meras dores de cabeça. Afinal, um cliente que descobre que as informações dele não estão protegidas sob sua custódia pode, simplesmente, decidir fazer negócios com a competição.

A cloud pode ajudar. É muito mais fácil garantir a segurança dos seus dados em computadores remotos, protegidos por criptografia e cercados por camadas e mais camadas de firewalls. Seu provedor de nuvem tem experiência no assunto e pode poupá-lo de uma série de desafios.

Então, se você não acha que consegue garantir a segurança dos dados de clientes (e das informações críticas que fazem a diferença no seu faturamento), é hora de considerar uma solução na nuvem.

6. Ao optar pela sustentabilidade

Você sabe quanta energia sua empresa gasta anualmente apenas na manutenção de servidores? Aqueles negócios que querem ser ambientalmente mais responsáveis têm uma grande oportunidade na nuvem. Imagine o que seus acionistas, clientes e funcionários pensariam se soubessem que a sua escolha de um novo modelo de computação foi feita pensando (literalmente) no futuro?

A computação em nuvem é ambientalmente correta e, até nesses momentos, ajuda sua empresa a poupar. Desligando servidores e equipamentos de refrigeração e migrando sua TI para a nuvem, você encontra a oportunidade perfeita para investir em sustentabilidade.

Tomar uma decisão precipitada a respeito de migrar determinados elementos da sua TI para a nuvem pode ser prejudicial e, fazer isso pelos motivos errados, também. Por isso é preciso considerar oportunidades, como as exemplificadas neste texto. Recomendamos que você tome seu tempo e considere bem a decisão.

Recapitulando as ocasiões para considerar a migração para a nuvem:

  1. Quando sua empresa precisa economizar, não se preocupe pois a SGA tem muita experiência na elaboração de um estudo de viabilidade técnica e financeira.
  2. Para agilizar a implementação de novas tecnologias, posicionamento estratégico pode ser fundamental para a continuidade do seu negócio.
  3. Antes de cair na obsolescência, mantenha-se up to date sem se preocupar com novos investimentos ou migrações.
  4. Para amplificar a colaboração entre times, melhoria na disponibilidade dos sistemas e mobilidade para os colaboradores.
  5. Quando problemas de segurança aparecem, +15 Bilhões investidos em segurança, Certificações internacionais de segurança, 99 anos de retenção de backup.
  6. Ao optar pela sustentabilidade, nuvem inteligente e projetada respeitando o meio ambiente.

Encontrar um parceiro de nuvem capaz de considerar seus objetivos de negócios e desenvolver uma estratégia de nuvem com a cara da sua organização também fará toda a diferença. É ele que guiará sua empresa pela migração e garantirá a obtenção de todos os benefícios que a nuvem coloca à sua disposição, ao mesmo tempo em que reduz os fatores de risco.

Conseguiu entender quando migrar para a nuvem é a opção ideal? Quer avançar nesta jornada e realizar um estudo de viabilidade do seu ambiente? Acesse nosso site e tire suas dúvidas sobre o processo de Jornada para a Nuvem.

Se gostou deste conteúdo, aproveite para assinar a newsletter da SGA Tecnologia Inteligente!

Comentários

comentários