Gestão de TI

O uso de tecnologia “Nuvem” como estratégia de redução de custos

Em um mercado de constantes alterações e disputas acirradas por espaço, controlar os custos é fundamental para uma empresa se manter competitiva.

Você já parou para pensar o quanto podemos reduzir de custo se a empresa utilizar tecnologia em “nuvem”? Ela poderá alocar os funcionários de TI para atividades mais nobres e que agreguem mais valor ao negócio.  A aquisição de novos softwares e hardwares também merece destaque, uma vez que estando os servidores em Nuvem é possível reduzir custos com o valor de investimento em bens de capital, o que chamamos Capex.

Outro ponto importante diz respeito ao Opex, que é o gasto da empresa para manutenção dos softwares e hardwares. Com o uso de tecnologia em nuvem, haverá redução também com esses serviços.

Estes dois pontos influenciam a DRE (Demonstração do  Resultado do Exercício).

A importância da DRE

Sendo mais objetiva, todas as decisões tomadas no âmbito da empresa influenciam a DRE, pois é através dela que conseguimos verificar se a empresa é lucrativa, qual a margem de lucro e principalmente se é uma empresa saudável.

Se uma empresa consegue reduzir seus custos, a DRE vai apresentar uma margem de lucro maior. Isto vai fortalecer os investimentos, pois a DRE é o principal relatório contábil para tomada de decisão usada pelos sócios.

Todas as informações da empresa serão armazenadas em “nuvem”, um processo seguro e confiável.  Sendo assim, estas informações estarão disponíveis para consulta, remotamente, a qualquer hora e de qualquer lugar.  Com isso, os colaboradores ganham tempo no processo de tomada de decisão, gerando mais produtividade.

Contratar uma empresa de TI, com custos fixos, é outro fator para redução de custos. As empresas terceirizadas de TI, contam com funcionários especializados nos mais diversos segmentos além de acompanharem as inovações tecnológicas de forma intrínseca e rotineira, colocando a empresa sempre um passo à frente no mercado e livre de processos operacionais.

Ressalte-se que o uso do recurso tecnológico na nuvem é mensurável e poderá ser gerenciado pela empresa. Poderá ser aumentado pelo cliente, sob medida, ou poderá ser diminuído.

Então, fica claro que a contratação de tecnologia de “Nuvem” e terceirização de equipe de TI gera reduções com processos, manutenção, compras, pessoal, hardware e software ao mesmo tempo em que gera mais agilidade, produtividade, assertividade e eficiência em todos os processos e tomadas de decisão da empresa.

Quer saber mais sobre redução de custos na nuvem? A SGA Tecnologia Inteligente possui especialistas que podem te ajudar a esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.