Gestão de TI Jornada para a Nuvem

Você sabe o que é Cloud Computing? Entenda!

o que é cloud computing

Você pode até não saber o que é, mas certamente já usou serviços de cloud computing em algum momento. A famosa “computação na nuvem” se refere ao uso de poder de processamento como serviço ao invés de um produto. Basta lembrar que uma pessoa pode acessar seu e-mail de qualquer computador, de qualquer lugar, apenas utilizando um browser. Todo o trabalho é feito remotamente: essa é a lógica.

Utilizado com mais força no meio corporativo, a computação na nuvem está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, contribuindo não apenas para a economia, mas também para a otimização de vários processos. Graças a ela, uma pequena empresa consegue ter acesso aos mesmos recursos que grandes players do mercado. Confira, no artigo de hoje, o que é cloud computing e quais são as suas principais vantagens.

 

Entendendo a cloud computing

É comum no meio corporativo que os arquivos não fiquem armazenados em computadores, mas em servidores, e que haja um departamento de TI para controle e manutenção das máquinas. É normal, também, que se pague um valor elevado por toda essa estrutura. Com a chegada da nuvem temos uma mudança de paradigma, já que todo o trabalho deixa de ser executado pela empresa, e passa a ser feito em servidores especializados e acessados unicamente pela internet.

Soa confuso? Pense em como serviços de e-mail garantem a segurança dos seus arquivos com eficiência. Na cloud computing tudo é feito pela internet, através de qualquer browser. Além do armazenamento inteligente, é possível utilizar o processamento bruto de máquinas de alta performance, acabando com a necessidade de investimento em computadores que a empresa usaria poucas vezes ao ano.

Caso seja necessário mais espaço, basta contratá-lo. Seria como utilizar uma máquina superpoderosa para armazenar todos os seus dados e arquivos. A única diferença é que ela pode estar em outra cidade — no entanto, o uso é idêntico ao de quando ela está ao seu lado.

Software as a Service (SaaS)

Uma das grandes vantagens da nuvem é o SaaS (software como serviço). Estamos falando do fim da necessidade de pagar por licenças de softwares e de computadores dedicados para executá-los. Na verdade, paga-se um valor mensal baseado no consumo, da mesma forma como acontece com a conta de água ou de luz.

No final das contas, isso oferece uma grande vantagem para pequenas e médias empresas, já que utilizando o SaaS ela consegue ter acesso às mesmas tecnologias utilizadas por gigantes do seu setor, algo inimaginável até pouco tempo atrás.

Características gerais da computação na nuvem

  • O usuário pode utilizar aplicações da cloud computing de qualquer máquina, independente do sistema operacional;
  • Assistência operacional 24/7, já que caso um computador conectado à nuvem pife, outro assume o lugar imediatamente.
  • Não é necessário se preocupar com manutenção, backup ou controle de segurança. Tudo é feito automaticamente;
  • Todos os colaboradores podem compartilhar e trabalhar simultaneamente com as mesmas informações, pois os documentos se encontram todos no mesmo lugar — vale lembrar que é possível trabalhar com autorizações e hierarquia de informações;
  • Como o processamento é feito na nuvem, trabalhos podem ser feitos a partir de dispositivos simples como smartphones e tablets;
  • Paga-se apenas pelo que for usado. Nada de pagar por licenças caras e pouco utilizadas.

Grande facilitadora da vida de pessoas e empresas, a cloud computing é um caminho sem volta. Cada vez mais os computadores robustos são abandonados e trocados pelos serviços na nuvem, mais práticos e eficientes. Como ignorar o fato de que cada vez mais pessoas preferem utilizar de serviços na nuvem em detrimento de armazenar músicas em seus dispositivos? Por que não estender esse conceito para o seu trabalho?

E então? A pergunta “o que é cloud computing” ficou mais clara? Apostamos que sim! A sua empresa ainda tem dúvidas ou já trabalha com cloud computing? Conte para a gente nos comentários abaixo!