Gestão de TI

5 livros de gestão essenciais para empresários

livros de gestão

Devido ao imediatismo do dia a dia, consumir informação útil tornou-se um importante diferencial para diversos empresários, pois manter-se atualizado com diferentes conteúdos e tendências é fundamental para garantir aprendizado e experiência, que sempre podem ser obtidos por meio de livros de gestão.

São exatamente nas páginas dos livros que empreendedores estão descobrindo uma nova temática eficaz para o gerenciamento de empresas. Levando em consideração a importância dessa posição no mundo dos negócios, selecionamos neste artigo os 5 livros de gestão que todo empreendedor precisa ler.

Os 5 desafios das equipes

Escrito por Patrick Lencioni, esse livro conta como uma mulher se tornou presidente de uma das empresas mais famosas do mundo, a Vale Do Silício, e conseguiu, ao mesmo tempo, liderar uma equipe totalmente disfuncional para atender às necessidades da empresa.

Em meio a um mercado competitivo, capacitar os colaboradores é uma estratégia essencial. Por isso, se você ainda não descobriu como vencer esse desafio, basta tornar o livro “Os 5 desafios das equipes” a sua leitura diária!

Marketing de guerrilha

Algumas ações de marketing infelizmente não conseguem ser suficientes para conquistar e fidelizar os clientes. Com foco nesse ponto de vista, o autor Jay Conrad Levinson introduziu uma nova forma de pensamento criativo. Isso para tornar útil para vencer essa guerra de publicidade e ainda ajudar as empresas a promoverem-se com mais facilidade entre as concorrentes.

Usar mais o cérebro é o grande truque defendido por Jay Conrad. Ele garante que o marketing pode tornar-se agressivo e eficaz ao mesmo tempo, atingindo os objetivos propostos da organização.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

Comunicação é a chave do sucesso para qualquer líder, no entanto, quando bem executada, torna-se uma poderosa ferramenta de persuasão. Dale Carnegie mostra em seu livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas” que a base para o crescimento de uma empresa está ligada a maneira como ela se comunica, lidera e transmite incentivo aos grupos de trabalho que fazem parte dela.

Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos no mundo, além de estar entre os mais vendidos há três anos, esse livro lhe mostrará como mudar sua cultura comunicacional, tornando-a invencível.

Liderando mudanças

Assim como o próprio nome diz, John P. Kotter mostra o quanto alguns métodos são essenciais para transformar empresas em potências mais fortes para seus concorrentes. Além disso, você descobrirá por que simplesmente alguns processos relacionados a gestão de qualidade, reengenharia, reestruturação, entre tantos outros, são ineficientes e incapazes de alterar comportamentos pré-estabelecidos.

Em cada folha, Kotter descreve exemplos práticos de empresas que enxergaram uma transformação por meio de etapas consideradas necessárias para a sobrevivência no mercado.

Inteligência emocional

De fato, controlar as emoções em meio a uma turbulência não é uma tarefa fácil. No entanto, bons gestores precisam dominar com excelência essa técnica, a fim de gerenciar as situações mais imprevisíveis. Com David Goleman, é possível conhecer que educação psicológica, comportamento, autocontrole e motivação. Essas são referências essenciais e podem fazer a diferença em qualquer ambiente empresarial.

Agora, como um empreendedor de sucesso, você já sabe quais são os livros de gestão que precisa ler! Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar um livro que também possa ser necessário? Deixe seu comentário em nosso post!