Gestão de TI

Descubra as principais vantagens da virtualização de banco de dados

virtualizacao-de-banco-de-dados

Virtualização de banco de dados é tendência entre as tecnologias que valem o investimento, principalmente em tempos de crise. Ser criativo com a utilização de recursos em sua empresa poderá evidenciar novas oportunidades de negócio e ser estratégica na sobrevivência, servindo para compensar os efeitos da crise na oscilação de preços. Obter mais de seu parque tecnológico mantém sua competitividade e diferencia seu negócio da competição.

Seus benefícios:

  • simplificam suporte e manutenção;
  • facilitam a execução de backups
  • e ajudam a enxugar a infraestrutura operacional de seu negócio, economizando recursos preciosos para estimular o crescimento.

Conheça um pouco melhor o tema e entenda como a virtualização pode ser vantajosa para sua empresa.

Otimize sua infraestrutura

Utilizar bem os recursos de seu parque tecnológico é uma maneira eficiente de otimizar a relação de custo-benefício em suas operações. Máquinas virtuais são capazes de tornar produtivas as capacidades ociosas de seus servidores e permitem compartilhar recursos entre múltiplos sistemas operacionais e softwares.

Inclusive, com elas, gestar soluções e testar o desenvolvimento de novas ferramentas passa a ter custo reduzido e sua empresa ganha em agilidade.

Gestão unificada

Gerir sistemas virtualizados é simples e pode ser feito com um único painel de controle.  Isso torna a administração dos recursos utilizados com adoção da técnica transparente e eficaz. Associados a nuvem, os benefícios da virtualização são atraentes para múltiplos perfis de negócio.

Menos energia, mais produtividade

Utilizar melhor os recursos de seu banco de dados significa um gasto menor de energia e um menor risco de depreciação por equipamento. Além disso, oferecer suporte e manutenção para máquinas virtuais também exige um investimento menor.

Além disso, o custo de implementar virtualização em suas operações é ínfimo, resultando em uma melhora automática do aproveitamento de hardware, espaço e capacidade produtiva.

Suporte e manutenção simplificados

Administrar melhor os recursos de seu banco de dados enxuga a arquitetura local. Desta forma, torna-se estratégico para a economia de espaço em sua empresa. Assim, manutenções são simplificadas graças a essa centralização. Máquinas virtuais demandam menos investimento em suporte e podem ser monitoradas por equipes menores.

Facilidade para execução de backups

Automatizar uma rotina de backups com virtualização de banco de dados é também muito simples e, embora signifique uma maior utilização da memória RAM, resulta em uma maior segurança para sua empresa. Inclusive, muitas vezes a preocupação se limita ao acesso aos dados, mas pouco se diz a respeito de sua disponibilidade.

Enfim ,ter um plano B e salvaguardar as informações de clientes e parceiros em situações críticas é fundamental para uma operação de segurança realmente eficaz.

Compatibilidade garantida

De fato, migrar entre sistemas operacionais e garantir a compatibilidade das aplicações é mais fácil após implementada a virtualização de banco de dados. Portanto, o usuário não precisa se preocupar com a disponibilidade de software compatível com a arquitetura utilizada. É possível emular o ambiente de outros sistemas operacionais direto de sua máquina.

Enfim, essa vantagem é o que permite à empresa a explorar outros ambientes de desenvolvimento, sem precisar desembolsar uma grande quantia em novos equipamentos.

Com tantas vantagens, a virtualização de banco de dados se apresenta como opção atraente para quem precisa otimizar a utilização de recursos e quer obter do máximo de seus investimentos.

De fato, implementar máquinas virtuais tem um custo baixo e oferece melhorias o suficiente em performance para ser uma vantagem competitiva. Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!