Gestão de TI

Inteligência de mercado: o que é e como utilizá-la?

inteligência de mercado

Provavelmente você já se deparou várias vezes com o termo Inteligência de mercado ou Inteligência competitiva no ambiente empresarial. A procura por esse método vem ganhando cada vez mais espaço por permitir que as empresas antecipem tendências e consigam identificar novas oportunidades em um mercado tão competitivo.

A grandiosidade dos resultados gerados por ferramentas de inteligência de mercado se dá justamente pela quantidade de informações e insights revelados, tornando-se um aliado essencial na tomada de decisão de uma empresa.

No post de hoje, verificaremos o conceito de inteligência de mercado, entendendo também como utilizá-lo em favor do sucesso corporativo. Acompanhe.

Afinal, o que é inteligência de mercado?

É o cruzamento de dados de uma empresa a respeito de consumidores, vendas e concorrentes para gerar métricas e informações relevantes. São essas métricas que mostrarão diversas informações sobre o mercado atuante, e, assim, novas estratégias poderão ser formuladas para atingir seus clientes e potencializar as vendas.

Ou seja, a empresa deixa de apenas responder as demandas já existentes e passa a antecipá-las a fim de conquistar mais público e aumentar seu leque de atuação.

Qual o diferencial?

Qualquer empresa antenada e atualizada deve implementar estratégias de inteligência de mercado para superar a concorrência, justamente por permitir conhecer melhor o campo em que atua.

Entre as diversas informações que esse método mostra aos líderes de uma empresa, estão insatisfações em relação aos produtos e ao atendimento, pontos negativos na comunicação, reações a posicionamento de marca e também informações relevantes sobre a concorrência. Dessa forma, é possível direcionar estratégias de relacionamento com o cliente, além de posicionar-se frente à concorrência.

Obviamente, não basta apenas gerar as métricas por meio das ferramentas de Inteligência de mercado, é necessário criar estratégias no nível tático da organização com base nas informações levantadas.

Como esse processo funciona?

As informações disponibilizadas na internet podem ser utilizadas pela empresa para conhecer melhor o consumo de um determinado produto, por exemplo.

Você certamente já deve ter ouvindo falar em Big data. Esse conceito se refere à quantidade infinita de dados armazenados e disponibilizados na internet, sejam eles adquiridos por redes sociais ou sites. Ele é a melhor forma de obter informações para fazer a análise.

A grande questão é saber quais dessas informações são relevantes para a sua empresa e podem contribuir com as estratégias. Selecione dados relacionados ao seu negócio e à concorrência com potencial para gerar bons insights. Caso contrário, você terá um grande número de métricas confusas e desnecessárias para interpretar.

Desta forma, além de utilizar as informações sobre consumo disponíveis online, você pode também se apropriar de outros meios, como por exemplo, pesquisas com aplicativos, telefonemas, e-mail, sistema de CRM, entre outros. Porém, o software ou a ferramenta exclusiva para inteligência de mercado é crucial.

Como implementar na empresa?

Pequenas e médias empresas também podem se apropriar dos benefícios desse método. Os primeiros passos são determinar as informações relevantes nesse primeiro momento sobre mercado e consumidores. Depois, escolha os responsáveis na empresa que cuidarão da análise das métricas.

Portanto, separe quais serão as fontes de coleta de dados na empresa. Escolher ferramentas e softwares é fundamental para uma padronização e garantia da junção das informações nas fontes escolhidas. Para isso, muitas vezes você pode contar com o auxílio de uma empresa especializada em TI. E assim buscar o suporte adequado para sua empresa.

Sem dúvida, implantar a inteligência de mercado é a escolha certa para criar estratégias assertivas para a sua empresa.

Enfim, como você vem usando as vantagens da inteligência de mercado em prol de sua empresa? Tem alguma dúvida sobre este assunto? Deixe seu comentário abaixo e nos conte sobre sua experiência ou faça suas perguntas!