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Gestão de projetos: 5 dicas para ser um líder eficiente

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Na área de gestão de projetos, muitas peças são importantes para alcançar o sucesso. Uma peça-chave é, sem dúvidas, o líder. Muitas pessoas se perguntam se têm o dom da liderança e se seriam capazes de estar à frente de um grande projeto. Mas, afinal, o que faz do líder um bom profissional? O que é preciso fazer para liderar e ser respeitado?

Se você se interessa pelo assunto, continue lendo este post, pois nele vamos dar dicas para se tornar um líder eficiente!

Seja exemplar

Todos enxergam o líder de um projeto como aquele que detém mais conhecimento e, por isso, é sempre capaz de aconselhar a todos. Mas de nada adianta distribuir conselhos por aí, se você mesmo não os seguir. Para ser um líder eficiente e respeitado, é necessário que você seja exatamente aquilo que espera da sua equipe.

Ser um profissional exemplar, além de trazer bons resultados à companhia, fará com que os outros se sintam inspirados por você e realizem um bom trabalho.

Planeje

Uma das etapas mais importantes na gestão de um projeto é a elaboração de um planejamento. Para que esta etapa ocorra da maneira correta, o líder deve ser um profissional de visão, que saiba prever os passos a serem tomados e possíveis problemas a serem resolvidos. Muita estratégia e organização são imprescindíveis para que o líder não se desvie do foco e tenha tudo planejado.

Saiba delegar

O líder não precisa se envolver em todas as mínimas parcelas do projeto. Para isso, é preciso que todos estejam alinhados e cientes de suas funções e metas. Você será o responsável por atribuir a cada membro da equipe as funções que devem realizar.

Conheça sua equipe

Cada pessoa nesse mundo é única e com seus colaboradores não será diferente. Divergências sempre existirão e é extremamente importante que o líder conheça bem cada pessoa com quem trabalha. Assim, ele saberá a melhor maneira de se comunicar com cada um e, também, quais são as melhores funções para cada pessoa dentro do projeto.

Aposte em feedbacks

Você deve ser sempre franco e verdadeiro com sua equipe. Um líder eficiente se preocupa em gerar retorno aos demais colaboradores. Assim, cada um pode estar ciente dos próprios erros e acertos e, a partir disso, buscar melhorias. Reúna-se com frequência para mostrar que está acompanhando tudo de perto e não se esqueça da máxima “Elogie em público, critique em particular”.

É comum confundir chefia e liderança, entretanto, esses são conceitos muito distintos. Um bom líder é aquele que acompanha sua equipe lado a lado, ao mesmo tempo que incentiva e se preocupa com a satisfação e desempenho dos colaboradores. O chefe, porém, costuma ser autoritário e focar apenas nos resultados, sem pensar muito nos colaboradores.

Muitas pessoas pensam que a liderança é uma característica inata, um dom para poucas pessoas. Porém, isso é um mito. As habilidades e competências de um líder podem ser desenvolvidas por qualquer pessoa, desde que haja dedicação e muito estudo na gestão de projetos. Com algumas dicas, já é possível transformar sua atitude e encontrar a liderança que está guardada em você,

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