Gestão de TI Jornada para a Nuvem

5 vantagens do cloud computing para o empreendedorismo

cloud computing

Está procurando uma solução de backup e armazenamento de dados segura e que  pode trazer vantagem competitiva para  a sua empresa? Se você ainda não conhece ou não entende muito bem as vantagens do cloud computing você pode perder tempo e dinheiro. Quer entender por quê? Acompanhe nosso post de hoje!

O que é o cloud computing?

O cloud computing é um sistema de armazenamento seguro de dados onde os servidores não estão presentes em um lugar físico na empresa, mas em servidores remotos (na nuvem) com alta capacidade de processamento. Os arquivos ficam disponíveis a partir da conexão com a internet podendo ser acessados de qualquer plataforma. Basta fazer login e todos os arquivos apareceram na tela.

É um sistema que tem ganhado cada vez mais espaço entre as empresas, pois agiliza a comunicação e transferências de arquivos e gera maior integração entre os processos com um custo menor do que os servidores físicos.

Quais as vantagens do cloud computing?

Quer saber mais sobre as vantagens desse sistema de armazenamento para sua empresa? Acompanhe as vantagens que separamos para você.

1. Compartilhamento e mobilidade

Há algum tempo, todas as informações ficavam armazenadas em computadores individuais ou em servidores instalados nas empresas. Imagine que, por exemplo, um projeto ou apresentação de um produto está apenas no notebook de um dos gestores e ele é perdido? Você pode até se desculpar com o cliente e começar o trabalho novamente, mas isso gerará custos e deixará a empresa com uma imagem negativa.

Quando a empresa investe em computação em nuvem esse tipo de situação é evitada. Os arquivos e informações da companhia estarão armazenados em servidores de altíssima capacidade. Além disso, ficam disponíveis para qualquer dispositivo com acesso à internet.

Além disso, todos os dados de projetos que precisam ser compartilhados com clientes e colaboradores estarão disponíveis em tempo real de qualquer lugar do mundo.  Otimizando assim a produtividade da equipe.

2. Espaço personalizado

Não importa o tamanho da sua empresa esse sistema de armazenamento se adequa a qualquer modelo empresarial simplesmente por não exigir investimentos em hardware e infraestrutura. De fato, é um serviço de altíssima tecnologia que acompanha o crescimento da empresa. Precisa de mais espaço? É só contratar mais.

3. Desempenho e flexibilidade

Sabe aquela história de ter uma licença por usuário? Investimento em atualizações? Com o cloud computing isso não acontece.  Os sistemas são disponibilizados para vários usuários conforme a necessidade da empresa e acompanha suas demandas de aumento ou diminuição de necessidade.  Além disso, eles contam com atualizações automáticas sem que o departamento de TI tenha que se preocupar com tal questão.

4. Ferramentas sob medida

Com a adoção do serviço de armazenamento em nuvem é possível ter acesso a uma série de ferramentas importantes para seu negócio como e-mail, chamadas e vídeo conferências entre clientes e parceiros, estimulando um trabalho colaborativo.  Além de agenda, hospedagem de websites e uma série de outros recursos.

5. Menor custo

Os modelos de armazenamento anteriores exigiam que as empresas investissem em servidores próprios, que ocupavam espaço dentro das empresas, utilizando espaço físico e mão de obra própria para manutenção.

Portanto, ao escolher pelo armazenamento em nuvem não é necessário esse investimento inicial, além de poder pagar apenas por aquilo que está sendo contratado. Isso mesmo, você tem um serviço de qualidade e alta tecnologia e ainda paga só pelo espaço que utilizar. É possível aumentá-lo ou diminuí-lo, conforme as necessidades da empresa.

Agora que você já conhece várias vantagens do cloud computing para sua empresa, com certeza, ele será sua próxima escolha. Gostou do nosso post? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais para que mais pessoas conheçam as vantagens desta ferramenta?