Gestão de TI

Inteligência de mercado: como sair na frente usando a automação?

Inteligência de mercado

Neste momento de crise, o que a sua empresa está fazendo para se destacar no mercado? Quais as ferramentas ela está utilizando para identificar qual o produto ou serviço está mais alinhado com as demandas de seus clientes?

Se, ao refletir sobre essas questões, o termo “inteligência de mercado” não passou pela sua cabeça, você realmente precisa ler este post até o final.

Atualmente, há uma infinidade de informações relevantes disponíveis em diferentes fontes para qualquer empresa. Além da internet, as próprias empresas captam uma infinidade de dados que podem ser úteis para identificar novas oportunidades de mercado ou entender melhor quais os desejos de seus clientes e como atendê-los melhor. Gerenciar estas informações e organizá-las de forma que se transformem efetivamente em estratégias de negócios é o papel da inteligência de mercado. Continue acompanhando e entenda mais sobre esse assunto.

O que é inteligência de mercado

A inteligência de mercado, ou business intelligence (BI), consiste em uma ferramenta que permite coletar, analisar, organizar e compartilhar todas as informações que podem dar suporte ao seu negócio. Não se trata apenas de um software. Inteligência de mercado é uma ferramenta de gestão, que permite inserir a utilização de dados na sua estratégia de negócio.

Então basta adquirir um bom software para colher resultados positivos com a inteligência de mercado? Bem, não é tão simples. Na verdade, uma boa ferramenta é essencial, mas também é preciso adequar processos e estratégias na organização para colher resultados efetivos. Confira alguns passos importantes:

Crie uma nova cultura na empresa

Quando uma empresa decide implementar uma estratégia de inteligência de mercado, é preciso preparar um ambiente propício para que os processos de coleta e análise das informações ocorra da forma mais eficiente possível.

De fato, os colaboradores devem ser treinados para esta tarefa. Muitas vezes, a empresa já coleta os dados de que necessita, mas não de forma sistematizada. Em outros casos, é preciso desenvolver rotinas para captação dos dados.

Mapeamento das informações

Que tipo de informação é relevante para a sua estratégia de negócios? Em que prazo elas devem estar disponíveis? E em que formatos (planilhas, relatórios, gráficos…)? Estas definições são essenciais para decidir que solução de BI é a mais adequada para sua empresa.

Definição do software

Uma vez definido o perfil de informações relevantes e a cultura organizacional da empresa, é hora de definir qual o software que melhor atende às necessidades da organização.

APIs para melhorar atender ao cliente

Uma maneira eficiente de captar informações sobre seus clientes é a utilização de APIs, ou Application Programming Interfaces. Eles são ferramentas que permitem organizar conjuntos de dados em ambientes que fornecem sua análise sob a forma de indicadores. O uso de APIs pode auxiliar na captação de clientes, na personalização do atendimento, produto ou serviço oferecido a ele. Aumentando, enfim, suas oportunidades de negócio.

E então, este post ajudou você a entender por que a inteligência de mercado pode ser um diferencial decisivo para o sucesso do seu negócio? Então, que tal compartilhá-lo com seus contatos em suas redes sociais?

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