Gestão de TI

6 maiores lições de liderança para o CEO de sucesso

lições de liderança

Estar no comando pode ser sedutor, uma vez que nos dá a impressão de que somos importantes, diferentes e até melhores do que as outras pessoas. No entanto, pensar desse modo pode colocar um gestor em uma situação delicada. Por isso, neste post daremos algumas lições de liderança para que você se torne o melhor CEO possível.

Tenha empatia

É difícil para a grande maioria das pessoas manter um comportamento empático, tendo em vista que somos estimulados a produzir pela competição entre nós. Mas o CEO deve cultivar esse traço de personalidade, pois para conseguir o respeito de sua equipe ele terá que entender como as pessoas lidam com seu trabalho.  Também terá que buscar o lado humano da empresa. Por isso, evite um comportamento agressivo ou autoritário com seus colaboradores.

Esteja de olho nas mudanças

Liderar uma empresa é como ser o capitão de um navio. E um bom capitão consegue se adaptar a novos ventos. Por isso, esteja atento às mudanças que envolvem o seu mercado e, caso seja possível, apresente à equipe novas tendências.

Estude, estude e estude

Não pense que seus estudos terminaram na sua formatura. Isso não acontece para ninguém. Não deixe de ler sites, ou blogs especializados na sua área de atuação. Realize cursos — na internet é possível encontrar coisas bacanas, de graça — ou mesmo uma pós-graduação, se achar conveniente.

Saiba motivar sua equipe

Não são raros os momentos em que o ânimo da equipe pode apresentar uma queda. Nessas ocasiões cabe ao líder o papel de motivador. Relembre a todos como a tarefa que está sendo desempenhada é importante, e como todos se beneficiarão dela ao terminá-la.

Se for possível, mantenha um programa de recompensas para a equipe que conseguir bater uma meta. Assim será mais fácil manter um ritmo agradável de trabalho e evitar que a produtividade caia.

Confie na sua equipe

Saber delegar tarefas é fundamental para o aumento da produtividade. No entanto, muitos CEOs têm dificuldades na hora de fazer isso.

Alguns têm medo de que os colaboradores não consigam desempenhar a tarefa, outros sentem-se inseguros e com medo de perder o posto de liderança. Nesses dois casos, o CEO demonstra insegurança.

Os profissionais que integram uma equipe passaram por um processo seletivo, e se foram contratados é porque têm capacidade para o cargo. Por isso, confiar no trabalho deles é uma questão de respeito.

Ao mesmo tempo, um comportamento inseguro não é condizente com a posição de liderança. Por isso, aprenda a confiar em sua equipe para que ela confie em você.

Analise os padrões da equipe

Lições de liderança são apreendidas todos os dias, por isso, reveja sua trajetória e busque padrões, como, por exemplo: queda na produtividade pós-reuniões ou não cumprimento de prazos. Se coisas assim acontecem com frequência é interessante entender o motivo.

Por outro lado, também existem padrões positivos, como um aumento da produtividade depois de um feedback individual, por exemplo.

Com essas dicas será mais simples perceber o que está errado e realizar as modificações necessárias. Gostou do nosso post? Então compartilhe em suas redes sociais para ajudar outros empreendedores!