Gestão de TI

5 dicas para aumentar a produtividade da equipe de TI

equipe de TI

A produtividade da equipe de TI nunca esteve tão visada nas empresas. Ao passo que a tecnologia tomou parte estratégica nos negócios, e conforme o dia a dia operacional se torna mais competitivo e dinâmico, a pressão sobre este time só aumenta.

Diante disso, os gestores de TI se veem com o desafio de acelerar o ritmo das entregas ao mesmo tempo em que incrementam a qualidade dos serviços. O que fazer? Partimos desta pergunta para compilar neste artigo uma série de dicas úteis. Acompanhe!

1. Eleve o nível da comunicação

Quando se trata de ter uma equipe altamente produtiva, é muito importante que a comunicação seja clara e eficiente. E isso é conseguido quando do gestor de TI cria mecanismos e canais eficazes de troca de informações e fomenta o diálogo sincero entre todos os profissionais.

As pessoas devem ser convidadas a colaborar, a trocar ideias. Logo, elas vão precisar de ferramentas para isso. O uso de chats online, portais corporativos, intranet e outros canais pode ser muito útil. Mas também é importante que os profissionais participem de reuniões e conversas informais e rápidas de vez em quando.

2. Invista em treinamento e desenvolvimento

Outro ponto que muitos gestores acabam deixando de lado é o treinamento dos profissionais. Incentivar a obtenção de certificações é uma das formas mais eficientes de elevar a produtividade. A empresa pode motivar concedendo apoio financeiro ou mesmo trazendo treinamentos para o ambiente de trabalho, mas o líder também pode ajudar colocando o desenvolvimento como um dos indicadores de desempenho.

3. Peça ajuda do time para ajustar os processos do departamento

Há também uma série de ajustes que podem ser feitos nos processos do departamento de TI. O gestor deve analisar quais os fluxos de trabalho que podem ser modificados, mas ele poderá ter gratas surpresas ao solicitar ajuda dos próprios colaboradores para fazer isso. O feedback das pessoas pode ajudar a fazer melhorias, pois são elas que estão no dia a dia da operação e muitas vezes não verbalizam suas dificuldades.

4. Invista na multidisciplinaridade do time

Contratar colaboradores com diversos tipos de conhecimento e formação, além de variados graus de experiência também pode ajudar na produtividade. Isso porque a colaboratividade e o intercâmbio de ideias fica muito mais interessante quando há pessoas com diferentes visões técnicas e de negócio.

5. Crie um programa de avaliação de desempenho

Por fim, é importante que a equipe de TI perceba o quanto o líder está interessado em seu desempenho. A criação de indicadores para medir os resultados é a forma mais estratégica de fazer isso.

A ideia é que objetivos e metas individuais e em equipe sejam passados ao time e que sejam avaliados periodicamente. Assim, sabendo onde devem chegar, os profissionais trabalharão com mais afinco para elevar seus desempenhos.

Como todo líder, o gestor de TI é o grande mentor de sua equipe. É ele quem deve filtrar os interesses da empresa e fazer o “meio de campo” entre os demais departamentos (os clientes) e seus colaboradores.

Assumir uma liderança focada em elevar o desempenho, portanto, requer deste executivo uma postura de gestão de talentos. Ele deve caprichar na delegação de tarefas, proporcionar autonomia na medida certa, estar disposto a dar e receber feedbacks constantes, mediar conflitos e, principalmente, motivar os profissionais.

O que você achou destas dicas? Conseguirá aplicá-las em sua equipe de TI? Para acompanhar nossos artigos, siga-nos no Facebook e LinkedIn!