Gestão de TI

Saiba como fazer a gestão de riscos de forma eficiente

gestão ti

O atual cenário de crise econômica exige que os profissionais responsáveis pelas tomadas de decisões empresariais estejam preparados para analisar e decidir as melhores opções para suas empresas. Dessa forma, a execução de uma gestão de riscos eficiente e correta torna-se essencial quando o assunto é manter um equilíbrio saudável entre riscos e custos.

Continue a leitura e fique por dentro de 4 dicas super importantes que irão te ajudar a fazer uma gestão de riscos eficiente para o seu negócio!

1. Conheça a sua empresa

Antes de tomar qualquer decisão, é preciso entender como o processo produtivo funciona no seu ambiente empresarial. Cada empresa possui valores profissionais, culturas e modelos gestores diferentes, dessa maneira, cria-se a necessidade de compreendê-los melhor para aplicar um gerenciamento de riscos eficiente.

Para conhecer melhor a cadeia produtiva invista em:

  • Diálogo com seus gestores e funcionários. Pergunte suas opiniões sobre o andamento de suas atividades. Compreenda essas críticas e elogios como uma forma de aprimoramento empresarial.
  • Analise de resultados obtidos em gestões anteriores. A partir delas, observe o que pode ser aproveitado ou melhorado. Faça uma pesquisa de mercado para entender como seus concorrentes lidam com a gestão de riscos.
  • Entendimento da situação atual da empresa. Depois de situar e entender qual a situação atual de sua empresa, você poderá então estabelecer e traçar seus objetivos.

2. Identifique os riscos e crie soluções

Com esses parâmetros definidos, é hora de identificar os riscos e oportunidades no qual a sua empresa está submetida. Os impactos gerados por estes precisam ser analisados, quantificados e qualificados para que um gestor de riscos possa criar um plano de ações para combater tais incidentes.

Um recurso utilizado para gestão de riscos é a matriz FOFA — também conhecida como análise SWOT, em tradução direta: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. A ferramenta funciona como uma espécie de “raio X” para uma empresa e identifica quais são vantagens e deficiências de um projeto.
Entenda melhor cada uma das etapas da análise SWOT:
  • Strenghts/Forças: neste ponto da análise verifica-se os fatores positivos de seu produto em relação aos outros oferecidos no mercado.
  • Weaknesses:/Fraquezas: aqui são identificados os pontos que precisam ser melhorados.
  • Opportunities/Oportunidades: o ambiente no qual a sua empresa está inserida possui influência direta no sucesso de seu empreendimento. Dessa forma, os fatores relacionados devem ser analisados.
  • Threats/Ameaças: além apresentar fatores favoráveis, o meio externo pode trazer perigos. Portanto, é preciso identificá-los.

Efetuada essa análise, proponha maneiras para corrigir os pontos fracos de sua estrutura empresarial e minimize ou elimine os riscos encontrados. Utilize o auxílio de novas tecnologias de inteligência de mercado para aprimorar sua gestão de riscos.

3. Analise os resultados da sua gestão de riscos

Não foram alcançados os resultados esperados ao término de um projeto? Os números ultrapassaram positivamente todas as previsões estabelecidas? Nessa hora, é preciso ter frieza e calma para compreender todos os resultados obtidos.

Enfim, esteja focado em entender o porquê dessas ocorrências. Tenha tranquilidade ao analisar os resultados negativos, não jogue fora todo esforço realizado anteriormente. Aprenda com os erros do passado para não repeti-los no futuro. Utilize essa situação para fazer uma autocrítica pessoal e profissional e esteja pronto para se reinventar!

4. Mantenha-se atualizado

Vivemos em um mundo globalizado em que as atualizações técnicas e tecnológicas acontecem a todo momento. Dessa maneira, é de extrema importância estar conectado e antenado quanto à essas mudanças.

Portanto, tente se manter informado sobre o que há de mais novo no mercado de trabalho, leia livros e e-books, faça cursos para o aprimorar seus conhecimentos e procure por empresas qualificadas e capazes que possam auxiliá-lo na tomada de decisões com o uso da inteligência de mercado. Toda a forma de capacitação é válida quando o objetivo é aprimorar a gestão de riscos empregada em sua empresa.

No mercado de trabalho atual, a gestão de riscos é essencial para obter-se um bom desempenho econômico nos negócios, logo, todos devem estar preparados para aplicá-la. E então, entendeu como fazer uma gestão de riscos eficiente? Tem alguma dúvida ou comentário? Siga-nos nossas redes sociais para entrar em contato conosco: facebook e linkedin!