Gestão de TI Jornada para a Nuvem

Saiba o que é aplicação virtualizada na nuvem e quais suas vantagens

aplicação virtualizada

Apesar de ser uma técnica de TI antiga, a virtualização em suas diferentes áreas ainda é muito utilizada para solucionar problemas de compatibilidade, gerar redução de custos e agilizar processos.

Sua aplicação possui diferentes finalidades: na forma de serviços desktop, a aplicação virtualizada é utilizada por grandes organizações para apoiar escritórios remotos. A nível individual, é utilizada para evitar a incompatibilidade na instalação de novos aplicativos por meio de uma ampla rede de usuários.

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre a virtualização de aplicações na nuvem e conhecer suas vantagens.

O que é virtualização?

A virtualização na área de computação consiste na criação de uma versão virtual de algum recurso computacional como:

  • um servidor,
  • um sistema operacional,
  • um dispositivo de armazenamento (storage),
  • um recurso de rede
  • ou uma aplicação.

Atualmente, a virtualização está presente no mundo empresarial nas áreas de servidores, network (redes), armazenamento (storage) e aplicação.

Virtualização de aplicações: para que serve?

A aplicação virtualizada oferece diversas vantagens, mas a principal é a seguinte: compatibilidade para a utilização de aplicações críticas do negócio com rapidez e economia, evitando conflitos e a necessidade de instalação em novas máquinas com todas as bibliotecas.

Um exemplo clássico: com o avanço da tecnologia, surgimento de novos sistemas operacionais e rotatividade de profissionais na equipe, manter a compatibilidade de um importante ERP com o novíssimo computador do novo gerente de negócios da empresa pode ser um desafio.

Nesse caso, ao virtualizar essa aplicação, pode-se criar um ambiente completamente funcional, com o sistema rodando perfeitamente com todas as suas bibliotecas uma única vez, e que pode ser utilizado em diversas estações de trabalho.

Outro exemplo da utilidade da aplicação virtualizada está relacionado a aplicações web mais antigas. Estas foram desenvolvidas sem pensar nos corretos padrões web e sem serem testadas na maioria dos browsers.

Algumas dessas aplicações funcionam perfeitamente apenas no Internet Explorer 6, por exemplo. Entretanto, manter essa versão de navegador instalada nas máquinas da empresa é simplesmente regredir e impossibilitar a navegação em sites modernos.

Em casos como esse, a virtualização colabora para manter um ambiente virtual com essa versão de navegador instalada. Além disso, mantém versões de browsers modernos como Google Chrome e Mozilla Firefox nas estações de trabalho.

Quais são as vantagens da aplicação virtualizada?

As vantagens da virtualização não param por aí. Vamos conferir algumas outras:

Diversidade de plataformas

A virtualização permite manter, em um mesmo hardware, diversas plataformas para testar uma aplicação em cada uma delas, por exemplo. Outro exemplo clássico está em manter um sistema operacional Linux na estação de trabalho e possuir uma versão virtual do Windows instalada.

Agilidade de implantação

Depois de pronto, um ambiente virtualizado pode ser facilmente implantado nas estações desejadas.

Redução de custos

A virtualização de aplicação pode ser uma estratégia eficiente para a redução de custos. Para um novo projeto, por exemplo, pode-se criar um escritório específico com um ambiente para atender somente àquela demanda. Findado o projeto, todo o ambiente pode ser apagado sem deixar muitos vestígios e o servidor pode ser utilizado para um novo projeto.

Além dessas vantagens, podemos citar algumas outras não menos importantes de se ter uma aplicação virtualizada:

  • Melhor controle de licenças que rodam no ambiente;
  • Elimina a preocupação de compatibilidade com o sistema operacional, já que a aplicação roda em uma camada anterior ao sistema operacional;
  • Simplifica o processo de atualização da aplicação;
  • Dimensionamento simplificado de recursos.

Enfim, pode-se dizer que a virtualização de aplicações tem evoluído para atender a diversas necessidades de negócios. Ela pode ser ainda a resposta de que sua organização precisa para resolver problemas, reduzir custos e simplificar processos.

Se gostou de saber mais sobre o tema, entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre a aplicação virtualizada!