Backup no Azure Jornada para a Nuvem

Por que fazer o Backup Cloud?

backup-cloud

As soluções tradicionais de backup evoluíram, a nuvem tornou-se o ponto de destino de armazenamento de dados, por ser muito mais segura e econômica se comparado com o disco ou fita. Além disso, os métodos tradicionais para backup são ineficientes, porque não oferecem o tipo ou a quantidade de armazenamento de que você precisa e as tarefas administrativas exigem muito tempo.

O Backup do Azure, a nuvem da Microsoft, por sua vez, oferece:

Gerenciamento automático de armazenamento

Ambientes híbridos geralmente exigem armazenamento heterogêneo, alguns locais e alguns na nuvem. Com o Backup do Azure, não há nenhum custo para o uso de dispositivos de armazenamento local. Além disso, aloca e gerencia automaticamente o armazenamento de backup, com um modelo de pagamento baseado no consumo de espaço.

Dimensionamento ilimitado

O Backup do Azure usa a escala ilimitada da nuvem para proporcionar alta disponibilidade, sem manutenção ou sobrecarga de monitoramento.

Várias opções de armazenamento

Um aspecto de alta disponibilidade é a replicação de armazenamento. O Backup do Azure oferece dois tipos de replicação: armazenamento com redundância local e armazenamento com redundância geográfica. Escolha a opção de armazenamento de backup com base na necessidade:

  • O Armazenamento com redundância local (LRS) replica seus dados três vezes (ele cria três cópias de seus dados) em um datacenter emparelhado na mesma região. O LRS é uma opção de baixo custo para proteger seus dados contra falhas de hardware local.
  • O GRS (armazenamento com redundância geográfica) replica seus dados para uma região secundária (a centenas de quilômetros da região primária dos dados de origem). O GRS é mais caro do que o LRS, mas fornece um nível mais alto de durabilidade para seus dados, mesmo se houver uma interrupção regional.

Transferência de dados ilimitada

O Backup do Azure não limita a quantidade de dados de entrada ou saída que você transfere. Assim como, também não cobra pelos dados que são transferidos. No entanto, se você usar o serviço para importar grandes quantidades de dados, haverá um custo associado aos dados de entrada. Os dados de saída são aqueles transferidos de um cofre de Backup durante uma operação de restauração.

Criptografia de dados

Permite a transmissão segura e o armazenamento dos seus dados na nuvem pública. A senha de criptografia é armazenada localmente e, de fato, nunca é transmitida nem armazenada no Azure. Se for necessário restaurar os dados, somente você tem a senha de criptografia ou chave.

Backup consistente com o aplicativo

Independentemente de você estar fazendo backup de um servidor de arquivos, máquina virtual ou banco de dados SQL, precisa saber que um ponto de recuperação tem todos os dados necessários para restaurar a cópia de backup.

O Backup do Azure fornece backups consistentes com aplicativos, garantindo que correções adicionais não sejam necessárias para restaurar os dados. Portanto, restaurar dados consistentes com aplicativos reduz o tempo de restauração, permitindo que você rapidamente retorne ao estado de execução.

Retenção de longo prazo

Em vez de alternar as cópias de backup de disco para fita e levá-la para um local externo, você pode usar o Azure para retenção de curto e longo prazo.

De fato, o Azure não limita o período de tempo que os dados são mantidos em um Backup ou em um cofre de Serviços de Recuperação. Você pode manter dados em um cofre para como desejar. O Backup do Azure tem um limite de pontos de recuperação 9999 por instância protegidos.

Enfim, quer mais informações sobre Backup? Acesse outros artigos:

[E-BOOK] Guia definitivo para estruturar o backup corporativo na nuvem.

Backup Cloud: quais são as dúvidas frequentes?

A importância do backup em nuvem para você deixar os dados de sua empresa em segurança.

Backup Completo, Diferencial e Incremental: Qual método reduz o consumo na nuvem?

Backup e Disaster Recovery: como a Cloud Computing ajuda na segurança dos seus dados.

Quer saber mais sobre Backup Cloud, entre em contato conosco!