Gestão de TI Jornada para a Nuvem

Cloud Storage: entenda como funciona!

cloud-storage

Podemos definir cloud storage como o modelo de negócios em que há demanda para o armazenamento remoto de informações. Essa demanda pode ser suprida por meio da contratação de companhias que trabalham no setor ou pela construção de seu próprio data center.

Enfim, todos os dados sincronizados são disponibilizados para acesso via internet, permitindo seu controle de qualquer lugar, mesmo que fora do ambiente em que o arquivo foi criado.

Escolher a abordagem de nuvem mais adequada ao perfil de cada empresa é o desafio e você deve entender como cada uma delas funciona. Atualmente, existem três maneiras de trabalhar com a nuvem, sendo elas a nuvem pública, privada ou híbrida.

Vamos ver agora como cada uma dessas alternativas de cloud storage funciona. Acompanhe!

Os tipos de cloud storage existentes

Nuvem pública significa que a estrutura de um servidor é compartilhada por múltiplos usuários. Seus custos de contratação e manutenção tendem a ser menores, graças a esse compartilhamento. Isso não significa que as informações armazenadas serão públicas. Com uma série de políticas de controle de acesso as empresas garantem que cada consumidor visualize apenas os seus conteúdos, mesmo dividindo esse espaço com outros negócios.

A nuvem privada, por sua vez, fornece um ambiente digital dedicado a cada cliente. Esse também é o caso quando sua empresa opta por criar seu próprio data center. A abordagem diferenciada possui duas características importantes: maior controle sobre os dados armazenados e suas respectivas configurações e um maior custo de manutenção, quando comparado com a nuvem pública.

A nuvem híbrida surge como alternativa para tentar combinar as melhores características de cada modelo. Empresas podem manter como públicas parte dos serviços utilizados e informações armazenadas que precisam ser acessadas por parceiros e, ao mesmo tempo, configurar um ambiente seguro e privado para outros registros sensíveis.

Os benefícios do cloud storage

Cloud storage é uma estratégia eficiente para reduzir o custo de sua empresa no gerenciamento de informações digitais. Além disso:

  • simplifica a administração da TI, aumenta a segurança e escalabilidade da sua infraestrutura e dá a mobilidade de que sua empresa tanto precisa. Veja como a seguir:

Gestão simplificada

Serviços de cloud storage possuem métodos de contratação mais simples e flexíveis, que diminuem as chances de sua empresa ter uma surpresa no fim do mês. Portanto, pagando apenas por aquilo que utiliza, seus custos e administração são menores do que os de data centers convencionais.

Maior segurança

A maioria das soluções de armazenamento remoto efetuam backups programados das informações e empregam métodos de criptografia de ponta ao proteger os dados da sua empresa. De fato, isso reduz os riscos à privacidade de seus usuários e, consequentemente, as chances de sucesso de ataques virtuais.

Mais mobilidade

Armazenar seus dados na nuvem permite que eles sejam acessados de qualquer lugar. Porém, desde que você conte com uma conexão com a internet. Isso significa que seus trabalhadores podem colaborar mesmo fora do escritório e que sua produtividade pode ser ainda maior.

Redução de custos e escalabilidade

Cloud storage público ou híbrido diminui os custos de sua empresa no armazenamento de arquivos. Portanto, na nuvem não precisamos nos preocupar com a gestão de espaço. É simples dimensionar recursos para garantir a escalabilidade.

Enfim, agora que você já sabe o que é cloud storage e como funciona, que tal continuar aprendendo? Acompanhe nossos perfis no Facebook e LinkedIn, e receba em primeira mão nossas melhores dicas!