Gestão de TI

6 dicas para crescer na carreira de TI

carreira-de-TI

A tecnologia está em todos os lugares e se faz hoje mais indispensável do que nunca para o sucesso de qualquer empresa. O profissional dessa área, portanto, também é essencial para assegurar o emprego correto da tecnologia no plano de negócio da organização.

Mas quem quer garantir o sucesso nessa área precisa ficar atento. Seguir uma carreira de TI consiste ter que buscar constante atualização das principais novidades e das habilidades requeridas para enfrentar esse novo mercado.

Sabendo disso, separamos algumas dicas para turbinar sua carreira de TI e consolidar de vez seu nome no mercado. Acompanhe conosco!

1. Dominar o cloud computing

O cloud computing tem ganhado cada dia mais espaço entre empresas de todos os segmentos. O motivo é que ele facilita a comunicação e a transferência de arquivos, gerando uma maior integração dos processos da organização a um custo menor do que ter seu próprio servidor físico.

Assim como qualquer outra tecnologia, o cloud também está em constante evolução, e com sua adesão cada vez maior, terão sucesso aqueles profissionais e empresas que dominem seu conceito e aplicações. Por isso, não perca tempo e esteja à frente do que há de mais novo na nuvem.

2. Fique de olho nas inovações disruptivas

Inovações disruptivas são um produto ou serviço que gera um novo mercado, desestabilizando as empresas que antes o dominavam. Geralmente se trata de algo mais simples e barato do que as opções já existentes ou que seja capaz de atender um público que seu concorrente não atendia, abocanhando todo o segmento.

Algumas tecnologias já criadas, como a Inteligência Artificial e o Machine Learning, possuem grande potencial de gerar inovações disruptivas e modificar todo um mercado. Como profissional de TI, ser pioneiro na aplicação de novas tecnologias é um dos melhores caminhos para crescer e consolidar seu nome na área.

3. Trabalhe e desenvolva suas softskills

Um dos erros mais comuns dos profissionais da área de TI é só pensar no lado técnico e não desenvolver as chamadas softskills. Elas nada mais são do que as habilidades comportamentais de cada indivíduo. E para consolidar a carreira é essencial saber trabalhá-las.

As organizações de hoje valorizam o profissional que tenha pensamento crítico, saiba liderar, seja dinâmico, criativo, empreendedor e tenha uma visão de negócio diferenciada. Identifique quais são seus pontos fracos e busque formas de aprimorá-los!

4. Cuide do seu networking

Você provavelmente já sabe que para chegar longe é preciso nutrir um bom networking. Mas não adianta somente criar sua rede de contatos virtuais pelo LinkedIn. É preciso também se fazer presente e participar ativamente dos círculos de pessoas bem sucedidas da área.

Vá a reuniões, opine e agregue informações, tornando-se uma figura imprescindível e sinônimo de competência na mente de todos.

5. Seja mobile e esteja em todos os lugares

Mobilidade é a palavra de ordem da nossa era. Atualmente, as empresas apostam na flexibilidade e no controle remoto. Ou seja, elas buscam profissionais que consigam resolver problemas. Além disso, estar presente de qualquer lugar, por meio de dispositivos móveis.

Isso traz benefícios não só para a organização como também para o profissional. Uma vez que a flexibilidade traz oportunidades maiores de aprimoramento pessoal nas horas vagas e, claro, qualidade de vida.

6. Invista em coaching e aprenda com pessoas mais experientes

Ninguém nunca está 100% pronto. Nem mesmo Mark Zuckerberg, criador do Facebook, famoso por ser um dos empreendedores mais competentes desse século, dispensou a ajuda e conselhos de um profissional mais experiente.

Todo profissional de sucesso está em franco desenvolvimento e o apoio de um mentor, em certos momentos pode te ajudar a potencializar o que você tem de melhor. Enfim, não hesite em procurar um coaching. Descubra o caminho que profissionais de sucesso que estão há mais tempo no mercado trilharam para chegar até lá.

Crescer e se consolidar na carreira de TI está atrelado à capacitação técnica e intelectual. Por isso, siga as nossas dicas e se torne um dos profissionais mais solicitados do mercado!

Gostou do nosso post? Quer continuar aprendendo sobre como melhorar sua carreira? Siga nossas páginas no LinkedIn e no Facebook e acompanhe todas as nossas dicas!

Comments

[…] Via: SGA Tecnologia. […]

Comments are closed.