Gestão de TI

4 livros que todo gerente de TI e futuros CIOs deveriam ler

livros para CIO

A área da tecnologia da informação está em constante atualização e modificação. Novos estilos de programação e sistemas surgem muito rapidamente. Dentro desse contexto, os profissionais de TI, sobretudo aqueles que almejam alcançar o cargo de CIO, precisam ler muito.

Pensando em ajudá-los, elaboramos uma lista com 4 livros para CIO que todo gerente de TI deve ler. Continue lendo e confira agora mesmo.

1. Big Data: como extrair volume, variedade, velocidade e valor da avalanche de informação cotidiana, de Viktor Mayer-Schonberger e Kenneth Cukier

Esse livro foi escrito por especialistas em Big Data, uma tecnologia que cada vez mais é utilizada por profissionais de TI. No decorrer da obra, os autores descrevem como essa revolução tecnológica aconteceu, quais foram os seus principais impactos em diferentes cenários e projetam como será a sua aplicação no futuro.

Tudo isso é explicado por meio de exemplos práticos da área de TI e é por isso que essa leitura torna-se tão interessante para esse tipo de profissional, que poderá agregar novos conhecimentos com base em cases reais.

2. Gestão e liderança para profissionais de TI, de Pedro Tavares Silva e Catarina Botelho Torres

As faculdades e cursos de TI pecam por, na maioria das vezes, não agregarem em seus currículos disciplinas que trabalhem técnicas de gestão, liderança e recursos humanos. Mais do que saber lidar com sistemas de informação, um gerente de TI deve também saber como agir com os seus liderados. E é esse o preceito adotado por Silva e Torres nesse livro.

Baseado em situações cotidianas para quem trabalha com tecnologia da informação, o livro apresenta técnicas administrativas de gestão para quem deseja subir de cargo e se tornar um CIO de TI corporativa.

3. Contabilidade tributária, de Gustavo Oliveira

Pode até parecer estranho um livro de contabilidade estar em uma lista de livros para profissionais de TI. Mas nós explicamos porque o incluímos: no Brasil, o desenvolvimento de sistemas ERP para empresas realizarem o seu fluxo de caixa e outras atividades contábeis é um dos serviços mais solicitados para empresas de TI.

Nessa obra, o profissional de TI terá noções sobre imposto de renda, ICMS, COFINS, ISS, IPI, INSS e outros conteúdos relacionados à contabilidade tributária. Isso contribuirá para o desenvolvimento de sistemas mais completos e que supram melhor a necessidade de seus clientes. Esse diferencial certamente fará a diferença quando a empresa decidir promover um profissional a CIO.

4. Steve Jobs: a biografia, de Walter Isaacson

Quando se fala em uma personalidade na área da tecnologia, qual é o primeiro nome que lhe vem à cabeça? Certamente é Steve Jobs, não é mesmo? É por isso que a biografia do criador da Apple é muito indicada para aspirantes a cargos mais altos no setor de TI.

Com base nos acertos e erros cometidos por Steve Jobs, você conseguirá traçar um perfil profissional ideal. E assim, se destacará dos demais e certamente alcançando voos mais altos dentro da organização.

Enfim, tudo pronto para ampliar a sua biblioteca pessoal com esses novos títulos? Que tal, então, compartilhar essa lista de livros para CIO nas suas redes sociais e permitir que mais pessoas tenham acesso a novas obras? Assim como foi útil para você, pode ser útil para outras pessoas. Afinal, um bom CIO precisa entender que o conhecimento deve ser compartilhado.