Jornada para a Nuvem SGA Monitoring for Cloud

Redução de custos: entenda a importância do monitoramento da nuvem

reducao-de-custos-entenda-a-importancia-do-monitoramento-da-nuvem-1024x535

Cloud Computing vem conquistando cada vez mais espaço no mercado. Isso pelo impacto que suas funcionalidades exercem na forma com que as empresas e profissionais de TI gerenciam seus negócios.

Agora, as informações podem ser armazenadas e acessadas por servidores virtuais (cloud servers), o que traz uma série de benefícios em termos de redução de custos e praticidade.

Nesse cenário, o monitoramento da nuvem surge como o principal aliado dos gestores de TI. Sendo capaz de mensurar cada variação no desempenho dos serviços que foram alocados para a nuvem.

Pensando nessa inovação, preparamos um material para demonstrar de que forma o monitoramento da nuvem é capaz de reduzir os custos em um negócio. Acompanhe!

O que é o monitoramento da nuvem?

Apesar do grande número de benefícios ao adotar a cloud computing em uma empresa, de fato, não basta implementar a ferramenta e simplesmente não se preocupar mais com uma gestão eficiente das informações.

Eis, então, a importância do monitoramento da nuvem: um conjunto de práticas que visa acompanhar todos os aspectos da rede, como:

  • planejamento,
  • análise de indicadores
  • e até mesmo o desempenho prático dos serviços atrelados à cloud.

Essas práticas se materializam em forma de resultados positivos para o negócio, como demonstraremos nos tópicos seguintes.

Por que devo monitorar?

Além de contar com uma solução especializada em computação na nuvem, os profissionais de TI que monitoram a cloud garantem benefícios, tais como:

  • disponibilidade do ambiente cloud;
  • gerenciamento efetivo dos servidores;
  • garantia de segurança virtual;
  • possibilidade de mensurar indicadores de performance da rede por meio de análises qualitativas.

Além disso, o mercado conta com ferramentas capazes de oferecer produtos que agregam ainda mais valor ao monitoramento. Um serviço completo por englobar, inclusive, Dashboards personalizados para o contexto do seu negócio, oferendo telas simples e práticas para o time de operações.

Como operacionalizar a redução de custos?

Diante dos benefícios do monitoramento da nuvem que apresentamos, você pode perceber os problemas a que seu negócio se sujeita sem essa solução. Podemos destacar, por exemplo:

  • a instabilidade;
  • os problemas com segurança;
  • a necessidade de manutenções fora de prazo.

É responsabilidade do monitoramento, em conjunto com a equipe de TI, assegurar que nenhum problema desse tipo ocorra. E desta forma, fazendo com que a gestão financeira dos custos direcionados ao serviço da nuvem seja otimizada. Aplicando essas premissas, fica fácil presumir como o ROI (Retorno sobre o investimento) apresentará números positivos.

Gestores de sucesso sempre buscam ferramentas que focam no desempenho e no controle dos negócios. Portanto, o monitoramento sempre é uma opção positiva e rentável para esses casos.

O que é necessário para fazer o monitoramento da nuvem?

Antes de tudo, é importante verificar qual é seu prestador de serviços na nuvem. Se você ainda não adotou essa tecnologia na sua empresa, faça um estudo sobre os benefícios que ela pode trazer em termos de redução de custos para as atividades: os resultados podem ser surpreendentes!

Partindo daí, basta buscar uma empresa com experiência no mercado e que possa planejar uma ferramenta voltada para o dia a dia da sua equipe de TI.

Enfim, é importante compreender bem o que pode ser oferecido e focar sempre em um parceiro que preze por resultados de sucesso.

E então, leitor? Quer saber mais sobre esses serviços? Entre em contato com a equipe da SGA Tecnologia Inteligente e descubra o que preparamos para você!