Gestão de TI

6 ferramentas gratuitas que irão salvar o home office

Home Office

De um dia para o outro, vimos nossa rotina sendo alterada drasticamente. As empresas, foram obrigadas a participarem de uma corrida tecnológica para que o funcionário continue exercendo as mesmas funções em home office, ao mesmo tempo que assegura a proteção contra ataques cibernéticos e a continuidade dos Negócios.

Trabalhar em home office nesse período, exigiu das pessoas um maior controle da ansiedade para um futuro incerto, organização da vida pessoal e profissional ao mesmo tempo e no mesmo ambiente, maior gerenciamento do foco, entre outros fatores.

Dentre esses pontos, como gerenciar o seu dia a dia para que a produtividade não caia? Vejamos a seguir, seis ferramentas que auxiliam esse processo:

1. Remember the Milk

Com um nome bastante interessante, essa ferramenta é voltada para o gerenciamento de tarefas pessoais e profissionais, com acesso online e offline em diversas plataformas.

Podem ser inseridas tags, listas, sublistas, data de início e final de cada tarefa, adicionar, via e-mail, pessoas para cada tarefa, além de sincronização com e-mail do Gmail. https://www.rememberthemilk.com

2. Mindmeister

Reúna todas as ideias vindas de um projeto ou brainstorming nesse mapa mental bidimensional. Adicione os interlocutores de cada tarefa, compartilhe links com poucas pessoas ou grupos inteiros, integre com o Google Drive para acessar de onde estiver, visualize o histórico de cada cronograma  e crie wiki mapas, onde todos os usuários poderão votar e personalizar cada ideia proposta.

É ideal para equipes que lidam com diversos projetos e diferentes pessoas ao longo do ano, com apresentações de fácil visualização para cada sprint, jornada do cliente e recursos que serão utilizados. https://www.mindmeister.com/pt/

3. Poket

Antigamente chamado de Read it Later, o Pocket é ideal para aquelas pessoas que vivem esquecendo de artigos,links e vídeos que não podem visualizar no momento, salvando – os para a hora certa, mesmo estando offline.

Leia em qualquer lugar que estiver, compartilhe as informações via e-mail ou em sua rede social. Você pode adicionar tags, inserir em favoritos, visualizar cada artigo, imagens e vídeos de forma separada. Guarde tudo em um só lugar e não perca o foco em seu trabalho! https://getpocket.com/

4. Trello

Uma das ferramentas mais conhecidas no mercado para gerenciamento de tarefas de forma totalmente gratuita. Adicione as atividades em colunas, insira tags e cores para rápida visualização de prioridades. Anexe arquivos de diversos formatos e comentários individuais  em cada tarefa para os respectivos colaboradores.

Sincronizado com seu e-mail, seja ele Google ou Outlook, insira datas e horários para ser lembrado de realizá-las e não perder o prazo.https://trello.com/pt-BR

5. Toggl

Ferramenta baseada em produtividade mas voltada para gerenciamento de horas. Você consegue, ao clique de um botão, ver quantas horas são gastas em tarefas do dia. Projete escopos e sprints mais assertivos, relembre tarefas que não foram concluídas em e-mails corporativos, bloqueie o tempo para os colaboradores e tenha previsibilidade financeira do que está no workflow.

Para grupos de até cinco membros, o aplicativo é grátis. É possível solicitar uma demo de 30 dias para experimentar.https://toggl.com/

6. Microsoft Teams

Quando iniciou a pandemia, a Microsoft liberou gratuitamente sua melhor ferramenta de colaboração, o Microsoft Teams. Faça reuniões com 10 ou 10 mil pessoas, grave webinars, ligue de qualquer lugar sem comprometer sua segurança e privacidade, converse ilimitadamente através do chat, compartilhe sua tela, entre outras opções para que sua produtividade fique ainda melhor nesses tempos de isolamento.

Além de todas essas funções, a versão gratuita vem com 10 GB de armazenamento de arquivos por equipes e 2 GB por usuários particulares. A Microsoft também disponibilizou todos os aplicativos do Microsoft 365 por até seis meses para grandes empresas e um mês para pequenas e médias empresas, com todos as funções integradas, sendo as principais o Word, Excel,  e PowerPoint.

O Covid-19 fez com que um “novo normal” se projetasse. As empresas passaram a rever a sua cultura, trazendo mais contexto e não controle para as pessoas com a chegada do home office, por exemplo. É possível sermos mais eficientes e até mesmo mais produtivos em casa, basta estarmos munidos com as ferramentas certas.

Nós, da SGA, trouxemos essas mudanças para todos os nosso clientes, de que o novo e o incerto futuro podem ser bem aproveitados. Mais segurança para o Negócio com o DRaaS no Azure, redução de custos empresariais e flexibilidade com a solução de WVD (Windows Virtual Desktop),ferramentas colaborativas com o pacote M365 e workloads em Nuvem, realizando a transformação digital por completo.

Conte conosco para saber como podemos apoiar sua empresa nesse momento!

Mariana

Mariana Rodrigues
Hunter na SGA Tecnologia Inteligente