Sem categoria

O papel da Tecnologia em tempos de crise

sga-content-0907-02

Muitas pessoas se perguntam diariamente como transformar seu negócio para ser mais competitivo e atingir cada vez mais e novos objetivos.

A Tecnologia entrega diversas ferramentas capazes de auxiliar nessa transformação – das mais simples às mais avançadas – o que permite um início imediato da jornada.

A digitalização é um passo importante, e agora mais do que nunca, essencial para essa transformação nas empresas. De acordo com o Gartner*, a Nuvem é o ponto marcante de início dessa jornada rumo a digitalização, e consequente maior competitividade global, que atualmente é essencialmente baseada na tecnologia.

Pesquisas indicam que 67% dos líderes empresariais consideram urgente a transformação dos negócios para modelos digitais, e 77% das prioridades executivas de novas iniciativas dependem muito de TI, logo é missão da TI transformar todas as áreas do negócio.

 

Em 2020 vivemos um cenário de pandemia nunca visto na história mundial, onde as empresas foram forçadas a avançar para o modelo digital para manter a operação rodando, sem perdas, e alavancando suas vendas. Para isso, diversas tecnologias foram implantadas para habilitar a comunicação interna e externa com acesso às informações, conexão entre pessoas, disponibilidade de sistemas, e diversas outras ferramentas de desenvolvimento, tudo para uma rápida adequação “ao novo normal”.

A realidade é que todos foram impactados, pessoas e empresas, gerando a urgência de transformação e adaptação, que puderam ser facilitados com a utilização da tecnologia ao seu favor.

No meio de tanta novidade, de tantas adequações e ajustes, também surgiram os riscos e com eles as ameaças cibernéticas, que foram implacáveis com várias empresas, paralisando suas operações e afetando seus resultados e imagem no mercado. Muitos foram os casos nesse cenário, e não há dúvidas de que as empresas que já se encontravam na Nuvem, conseguiram driblar essa ameaça e se preparar mais rapidamente e com menos esforço ao novo momento, afinal, uma das principais características da Nuvem é o fato de ser escalável e flexível, se adequando a qualquer tipo de necessidade do negócio, e com segurança.

Fica evidente a importância da tecnologia em nossas vidas e em nossos negócios, tanto como facilitadora de questões básicas do dia a dia, quanto nas imprevisíveis, como o caso dessa pandemia ou mesmo em um ataque cibernético.

E você que está lendo até aqui deve concordar que as empresas que utilizam a TI de forma estratégica estarão sempre um passo à frente das demais: mais protegidas, precavidas e consequentemente, competitivas.

E ai, vamos juntos transformar o seu negócio através da tecnologia? Conte conosco!

Transformação Digital: 6 recomendações do Gartner para se tornar protagonista