Sem categoria

Quais qualidades de um líder são essenciais à era da Transformação Digital?

lider_blog1

OO trabalho, como conhecemos, está passando por grandes transformações. As tecnologias disruptivas como a IA, Machine Learning, IoT, tem mudado profundamente o cenário das empresas e o desenho das habilidades importantes à um profissional do século XXI.  

Se, no início da Segunda Revolução Industrial, as habilidades esperadas dos trabalhadores eram resistência física e agilidade operacional, com o avanço da tecnologia esse e outros paradigmas tem sido profundamente impactados. Com o afastamento da força de trabalho do operacional para áreas mais estratégicas, humanas e inteligentes, novos desafios se apresentam aos profissionais do futuro.  

No que diz respeito às lideranças, esse momento de aquisição de novas competências e gestão de habilidades se torna crucial ao futuro das organizações – serão os líderes as pessoas responsáveis por guiar os times e a calibrar a diretoria rumo a estratégias de negócio mais assertivas e data driven.  

Nesse post, baseado nesta matéria da Forbes, selecionei algumas qualidades essenciais à um líder na era da Transformação Digital, independente do segmento de atuação.  

  1. Agilidade  

Responder de forma rápida e eficiente aos estímulos e situações do mundo corporativo é uma habilidade essencial para a era da Transformação Digital. Não só pela velocidade em que as mudanças se dão, mas pela necessidade de que todas as decisões tomadas sejam coerentes com o propósito e visão das empresas.   

  1. Flexibilidade  

Não só no aspecto relacionado à gestão de pessoas, mas de forma geral, a flexibilidade é uma característica marcante da 4ª Revolução Industrial. Isto porque, saber se movimentar de forma fluida e equilibrada, tomando decisões justas e sabendo voltar atrás em situações de conflito é um fato marcante para o sucesso dos negócios.  

  1. Inteligência Emocional e Cultural  

No nosso grupo no Telegram, rodamos um Survey para perguntar aos nossos executivos de TI quais dessas características são as mais primordiais para o sucesso dos líderes na era da Transformação Digital. 80% dos respondentes elegeram a Inteligência Emocional como o ponto principal dessa nova etapa do digital.  

  1. Intuição e Criatividade  

Por mais data driven que sejam as nossas decisões, existem aspectos que a tecnologia não consegue alcançar, pois são essencialmente humanos e requerem sensibilidade e empatia na execução: a intuição e criatividade. O feeling não será substituído! A tendência é que ele fique ainda mais acurado, quando direcionado pelas informações certas. E a capacidade de inovação e criação – essencialmente humanas – ganham destaque com o avanço da tecnologia.  

  1. Coragem e Foco  

A coragem para tomar decisões difíceis e de risco, e o foco para saber discernir as oportunidades e gerir as situações, são os requisitos finais do nosso levantamento. Imersos em uma enxurrada de informações todos os dias, o foco, organização, gestão de tempo, serão habilidades cada vez mais reforçadas entre os executivos: é preciso se esforçar para não se perder.  

Por Amanda Ramalho, Business Intelligence na SGA.

Write A Comment