Gestão de TIJornada para a Nuvem

Adoção à Tecnologia de Nuvem: Qual o melhor caminho?

A transformação digital é, definitivamente, realidade hoje.

Futuro e tecnologia são praticamente sinônimos e a aplicação disso no meio dos negócios é prioridade para quem deseja prosperar.

Por definição, Tecnologia da Informação é “o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações.” A aplicação da TI, todavia, é tão ampla que se torna quase impossível determina-la com um conceito específico.

O cenário atual das organizações dos mais diferentes portes, segmentos e regiões do mundo é extremamente competitivo, usuários e consumidores finais estão cada vez mais exigentes e com muitas soluções para uma mesma demanda. Se o poder do consumo dita as regras e o caminho que as organizações devem percorrer para ter sucesso, é fundamental que todos os setores da empresa sejam estratégicos.

Por concentrar todas as informações e sistemas dentro de uma organização e ser o maior elo com as tecnologias e metodologias do futuro, a TI é sem dúvidas, o setor mais estratégico de uma empresa que visa o primeiro lugar do podium.

“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.

O desafio de implementar rotinas e adotar as melhores soluções e práticas é algo crucial na definição dos projetos que circulam em todas as camadas da TI. Existe uma grande responsabilidade aliada às entregas da TI, pois através destas, as organizações conduzem os negócios sob uma ótica de competividade extrema ditada pelo mercado.

A visão de tecnologia como o elo com o futuro implica num cenário de adaptações e de mudanças constantes e agressivas. É necessário se reinventar a cada dia.

A Transformação Digital é a transformação profunda das atividades, processos, competências, modelos empresariais e organizacionais para alavancar totalmente as mudanças e oportunidades de um mix de tecnologias digitais.

Uma das principais ferramentas para a Transformação Digital é a Tecnologia de Nuvem e é crucial que a adoção dessa tecnologia seja feita de forma eficaz e acurada. Contratar soluções com um alto nível de complexidade exige da empresa que as oferece um alto nível de customização e adaptação da solução ao cenário do seu cliente.

NA SGA, nos empenhamos em entregar a melhor experiência para nossos parceiros em todas as etapas do processo de Transformação Digital; o início desse ciclo de sucesso se dá na elaboração de uma proposta de valor clara e objetiva. Entendemos que “é melhor prevenir do que remediar”, diante disso, desenvolvemos um fluxo de negociação preparado para customizar as nossas entregas adaptadas às necessidade do negócio e da TI de nossos parceiros e evitar um movimento reverso no processo de migração para a nuvem.

Necessidade do Negócio e da TI

Na primeira fase do processo de adoção à Nuvem, entendemos os principais conceitos que regem a organização: missão, visão, valores. De maneira mais prática, buscamos entender a visão do negócio e os objetivos definidos globalmente: Metas, Compliance, Projetos de Inovação… À partir deste conhecimento, a TI define a estratégia para caminhar lado a lado com a entrega final do negócio e as tecnologias a serem implementadas para atingir o objetivo esperado. Aqui, exploram-se formas de ser mais eficiente operacionalmente, formas de reduzir custos e alocar melhor os investimentos feitos na TI.

Assessment

Concluída a etapa de entendimento das necessidades da TI e do negócio, é preciso caminhar para algo mais efetivo e isso passa por um diagnóstico profundo do ambiente e das workloads passíveis de migração para a Nuvem. A fase de Assessment é o arcabouço para a importante etapa de design de arquitetura.

Capacity Planning

Não há outro meio para o sucesso que não o conhecimento profundo da solução oferecida. É imprescindível que um processo de Jornada para a Nuvem seja sustentado por profissionais com os mais altos níveis de competência, certificações e expertise. Na fase de Capacity Planning ou Plano de Capacidade, todas as informações absorvidas na fase anterior são compiladas e se convertem em uma arquitetura de Computação em Nuvem – arquiteturas mal desenhadas são comuns e geram grandes complicadores financeiros para a sua TI.

Projeto Técnico

Transformação Digital não é uma receita pronta e que ocorre de forma fluida e facilitada. Há um grande nível de preocupação e atenção em relação a todas as variáveis envolvendo o projeto: tecnologias, processos, tributação, pessoas envolvidas, impactos para o negócio. A apresentação do Projeto Técnico deve ser conduzida de forma a respeitar as minúcias exigidas pela necessidade de cada organização e com o mindset de Gerenciamento de Projetos permeando todas as etapas de entregas.

Estudo de TCO (VPL)

É o Raio-X da TI, de todos seus componentes e sistemas. Assim como qualquer fotografia, a qualidade do resultado final está atrelada à forma que o “fotógrafo” a executou. Estudos de TCO se diferem de empresa para empresa, e cada um apresenta o seu; daí a importância de ter um parceiro realmente dedicado às necessidades do negócio, e elevando ao mais alto patamar o nível de customização da solução oferecida. A Nuvem é um dos caminhos mais viáveis para redução de custo e o resultado do Estudo de TCO da SGA é apresentação de uma VPL (Valor Presente Líquido) positiva apontando para um cenário de redução de custo.

Matriz de Decisão

A missão da SGA é empoderar organizações transformando a TI em catalisador de inovação para o negócio e isso norteia as ações indiferente da etapa do processo. O objetivo de oferecer uma proposta tão estruturada de uma solução em Nuvem é fazer com que a TI tenha insumos consistentes para tomar as melhores decisões. Fornecer uma Matriz de Decisão é defender nossa missão junto aos nossos clientes e oferecer uma visão clara dos possíveis caminhos a serem seguidos.

Proposta Comercial

Contrariando as práticas de mercado, optamos por precificar a nossa proposta somente após um entendimento íntimo e minucioso do cenário da TI em questão. Até aqui, adota-se uma política e linguagem técnicas, onde profissionais de TI constroem a proposta do projeto em conjunto com os profissionais da SGA. Entendemos que temos sucesso quando nossos parceiros têm sucesso. Nesta etapa deste fluxo segmentado em 8 pilares, a TI que está adotando a Nuvem assume o projeto para si, pautada nos benefícios (financeiro, processos, pessoas) apresentados ao longo da proposta. Faz total sentido defender o projeto junto aos setores e profissionais responsáveis pela alocação dos recursos!

Book Datacenter Transformation

Última fase deste fluxo e após aprovada a Proposta Comercial pelo time de TI. A SGA desenvolve um book em material gráfico de alto padrão de qualidade adotando uma linguagem voltada para o board da empresa. Explorando indicadores financeiros de maior impacto e mudanças positivas na TI que implicarão positivamente nos negócios da empresa como um todo e, certamente, serão melhor absorvidos por C-Levels e membros de conselho.

Com esse nível de experiência e conhecimento do ambiente, a TI de uma organização prospera e decola rumo à Transformação Digital, sem risco de um step back não programado.

Apesar de ser uma tecnologia recente e em evidência, a computação em nuvem já apresenta sinais de comoditização da solução. Ter o suporte de uma equipe focada em customizar TODAS as etapas do projeto, iniciando pelo desenvolvimento da proposta até as entregas finais, é vital para que se tenha sucesso.

A Transformação Digital é o único caminho para evoluir com o negócio e é necessário que a TI se torne o setor mais estratégico da empresa em algum momento, preferencialmente, no curto prazo.