Backup no AzureDisaster RecoveryJornada para a Nuvem

Backup e Disaster Recovery: como a Cloud Computing ajuda na segurança dos seus dados

Entenda agora por que a tecnologia cloud computing para Backup e Disaster Recovery se torna infalível para a continuidade do seu negócio!

Se para uma pessoa física perder os dados do seu computador já é um grande transtorno, imagine para uma empresa. Hoje, mesmo cientes do quão é importante adotar boas práticas para proteger suas informações de qualquer incidente, muitas organizações ainda não possuem uma maturidade no que se diz respeito à segurança e redução de vulnerabilidades.

Atualmente, se a sua empresa fosse tomada por algum incidente (incêndios, inundação, queda da rede, problemas de hardware, falhas físicas ou humanas) você continuaria a prover os seus serviços?

No post de hoje iremos demonstrar algumas medidas seguras de backup e recuperação de desastres (Disaster Recovery) com a tecnologia cloud computing para proteger todo o seu investimento e manter a continuidade do seu negócio.

Para empresas que ainda possuem backup em fita ou em disco, o Gartner alerta que existe uma falha de 50% nos casos de restauração. E que 25% dos usuários sofrem com perda de dados todos os anos.  Sabemos também, que uma mídia magnética demanda cuidados com temperatura e controle de umidade no ambiente de armazenamento e que existe um enorme risco de desmagnetizarem. Além é claro da pequena capacidade de armazenamento e o risco de extravio.

Já as soluções em disco demandam um investimento alto com infraestrutura, com equipamentos depreciáveis. E que em sua maioria, parte da sua capacidade fica ociosa. Porém, com esses recursos de backup, o risco de perda é extremamente alto. Portanto, sem um plano de recuperação de desastres (Disaster Recovery) se a sua empresa sofrer alguma catástrofe como, por exemplo, um incêndio ou inundação você correrá um grande risco de fechar as portas.

Backup na nuvem

De fato o backup na nuvem é uma alternativa muita mais segura e economicamente mais interessante. Incluindo uma equipe especializada, uma solução de backup cloud pode ser até 70% mais barato que em um data center local. Além disso possui benefícios que nenhuma outra tecnologia pode te oferecer, como:

  • Escalabilidade:Assim como outras soluções em cloud computing, o backup na nuvem é escalável. Você tem a vantagem de pagar pelo espaço que você usa. Além de expandir ou reduzir sua capacidade de forma ágil, sem investir em hardware e licenças;
  • Redundância:os dados de backup são armazenados e replicados geograficamente para manter cópias dos seus dados em outros data centers. Além disso, oferece 99 anos de retenção;
  • Segurança: camadas de segurança e chaves de criptografia automática permitem que seus dados sejam copiados para a nuvem e restaurados de forma segura. No caso da Microsoft, ela é o primeiro provedor de nuvem reconhecido pelas autoridades de proteção de dados da União Europeia. Além disso, é a primeira que adotou o novo padrão de privacidade de nuvem internacional, ISO 27018. Lançou também o Azure Government, uma versão autônoma do Azure. Ela é projetada para atender as exigências rigorosas de conformidades das agências públicas do EUA;
  • Restore: o processo de restauração dos dados é automático e extremamente ágil. Além de não ter risco de extraviar ou corromper as mídias no meio do processo;
  • Sem manutenção de unidade de backup: a equipe de TI não precisa mais planejar as migrações de mídia de armazenamento e a atualização de hardware. Enfim, tudo é de responsabilidade do provedor cloud.

Disaster Recovery

Por incrível que pareça a estratégia de Disaster Recovery ainda é adotada por poucas empresas.

Portanto, envolve um conjunto de políticas e procedimentos. Isso para permitir a recuperação e continuação da infraestrutura de TI na sequência de um desastre. Por exemplo: enchentes e até ataques como às torres gêmeas do World Trade Center. Lembra? Você já parou para pensar quantas empresas abriram falência após perderem todos os seus dados nesta tragédia?

Pois então, o Disaster Recovery pressupõe que todo data center seja:

  • espelhado em outro site,
  • com a mesma infraestrutura física e as mesmas licenças,
  • e que ambos estejam sincronizados.

Porém, o custo para manter dois data centers idênticos, sendo um deles ocioso, é altíssimo.

Com as suas informações na nuvem, você não precisa preocupar com isso, você só paga pelo espaço utilizado, ou seja, os seus custos vão lá pra baixo e os seus dados sempre estarão prontos para entrar em produção independente de qualquer situação.

Enfim, com a nuvem, você elimina custos com equipamentos, espaço físico, climatização, energia, gerenciamento, entre outros. Além disso você roda toda sua TI com segurança, disponibilidade, alto desempenho, flexibilidade e mobilidade.

Que tal deixar a sua opinião e experiências sobre o assunto? Escreva o seu comentário!