AzureGestão de TIJornada para a Nuvem

Construtora referência no Brasil vence ransomware utilizando a Cloud 

Você sabia que o Brasil é o segundo país mais ameaçado do mundo em ataques de ransomware? 

É o que aponta o relatório Smart Protection Network, da Trend Micro, de março de 2019. No ranking que coloca o Brasil na segunda posição como alvo desse tipo de ataque com 10,75%, mostra os EUA na liderança com 11,05%, Índia em terceiro com 10,32%; Vietnã, com 8,21% e México, com 3,79%. Esses são alvos preferidos dos criminosos por trás desse tipo de ação. 

Dentro dessa estatística encontramos a Precon Engenharia, construtora mineira que vem se destacando no mercado utilizando uma tecnologia própria e inovadora. A empresa utiliza o emprego da industrialização na construção civil residencial de forma sustentável. 

 O ataque 

Thiago Alvarenga, Gerente de TI da Precon Engenharia, conta como foi a invasão por ransomware em março de 2019.A gente estava próximo de 70% de avanço no projeto de migração do datacenter para a nuvem, e fomos surpreendidos com essa difícil notícia: fomos invadidos. Grande parte dos nossos servidores foram criptografados e tivemos, mais uma vez, que replanejar o projeto para adequar ao momento.” 

O Gerente ressalta que, mesmo diante da criticidade do que aconteceu, houve pouquíssima perda de informações. “Grande parte dos servidores já estava no Azure, a nuvem da Microsoft. Isso nos garantiu uma disponibilidade rápida desses ambientes para os usuários o que, com certeza, não aconteceria se estivéssemos com estrutura em casa. E parte do que ainda não estava em nuvem, fizemos um processo de restore baseado nos nossos backups locais.”  

“Esse foi um dos pontos de maior stress do projeto e conseguimos mitigar esse evento”, destaca Thiago. “É um projeto muito grande. Um dos mais importantes que a gente conduziu no ano de 2019, e conseguimos fazer isso com maestria, pouquíssimo impacto na operação e percepção dos usuários finais.” 

A Transformação Digital da Precon Engenharia 

O processo de decisão 

A Precon Engenharia vinha há alguns anos com a infraestrutura local defasada, demandando altos investimentos de equipe para manter o ambiente e com baixa disponibilidade de serviços. Diante desse cenário, iniciaram um processo de análise de soluções e de caminhos em tecnologias para adotar. 

O processo de decisão foi bem detalhado, envolvendo diversas análises técnicas e financeiras comparando os modelos in-loco versus nuvem e quais seriam os ganhos com a evolução do projeto. 

A SGA Tecnologia Inteligente nos apoiou fortemente nesse processo. Realizamos a quatro mãos estudos de viabilidade técnica e financeira para certificar que o modelo em nuvem nos traria ganhos no médio e longo prazos.” Conta Thiago. “Após um profundo estudo, optamos pela nuvem levando em conta os principais fatores: escalabilidade, disponibilidade e segurança. 

Atualmente a empresa possui mais de 95% do ambiente em nuvem. “Na nuvem a gente tem os nossos principais ERP’s: SAP, RM Totvs com todas as suas suítes File Server e todas as soluções que precisamos para garantir a disponibilidade pra Precon Engenharia. 

Um ponto de destaque foi o ambiente do SAP. Thiago Alvarenga comenta: “Hoje conseguimos disponibilizar nosso ambiente que roda muito bem fora de casa. Esse era um grande ponto de insegurança porque é o principal software da Precon.”, relata o Gerente. “Além da migração do ambiente em si, hoje a gente tem toda a nossa estrutura rodando em nuvem bem estável e com garantia de disponibilidade.”  

A gestão do projeto 

Segundo o Gerente de TI, “A gestão no dia a dia é bem mais assertiva e prática, uma vez que, as ferramentas tanto de monitoramento financeiro quanto do ambiente, são disponibilizadas para a gente de maneira muito prática. Isso é muito legal porque certificamos que seguimos as tendências de melhores práticas de compliance e do que é indicado para um ambiente de tecnologia. 

A SGA Tecnologia Inteligente disponibilizou para o time da Precon Engenharia o SGA Monitoring for Cloud, solução exclusiva de gestão e otimização de custos em cloud. Nas ferramentas de acompanhamento financeiro conseguimos obter detalhes de cada ambiente, isso nos traz muita segurança e garantia no suporte a novos projetos.” Relata Thiago. “Hoje conseguimos entregar para as áreas um custo real de qual seria o investimento para evoluir com um determinado projeto. Esse controle financeiro seria bem difícil se tivéssemos uma infraestrutura interna. Isso nos dá muita segurança e assertividade nas movimentações, seja de upgrade ou de downgrade do ambiente. 

Do ponto de vista de negócios 

A migração para a nuvem trouxe inúmeros benefícios para a Precon Engenharia. Além de um ambiente mais seguro, o time de TI consegue se dedicar a projetos mais estratégicos, uma vez que não precisam mais ter 100% dos olhos voltados para a manutenção da infraestrutura. 

Felipe Bernardes, Diretor Comercial da Precon Engenharia, relata do ponto de vista de negócios, o processo de ir para a nuvem: “Nós optamos por ir para a nuvem por uma decisão estratégica. Eu queria um TI mais presente junto às áreas de negócio do que preocupado com a infraestrutura. Então, um dos primeiros projetos quando assumi a área de ti aqui na empresa, foi justamente buscar essa terceirização, tanto de ir para a nuvem quanto de outsourcing de equipamentos. Agora estamos enxergando que a decisão foi acertada e a gente está conseguindo trazer a equipe muito mais pra dentro do negócio e participativa nas áreas. 

E complementa:O conhecimento técnico e o suporte que SGA nos ampara aqui é essencial para demonstrar quais os caminhos a gente tem para a otimização, melhoria do ambiente, e principalmente, nos custos relacionados a uma tecnologia nova. Muitas vezes não enxergamos os potenciais de melhoria. E nas reuniões trimestrais que temos aqui, conseguimos direcionar esse esforço focado na melhoria da operação e na redução de custos. 

Enfim, você ainda tem dúvidas sobre a segurança da sua TI em nuvem? Está preparado para realizar a Transformação Digital do Datacenter da sua empresa? SGA Tecnologia Inteligente possui especialistas certificados para te ajudar antes, durante e depois da migração para a nuvem. Clique aqui e logo entrarão em contato com você.