AzureGestão de TIJornada para a Nuvem

Como realizar uma gestão de sucesso na nuvem Microsoft

54% das empresas esperam redução de custos na nuvem, mas ela pode ser até 20% mais cara sem o gerenciamento adequado.

O que é uma plataforma de gerenciamento de nuvem? Como escolher o caminho certo para o meu negócio?

O Cloud Management Platform é um termo recentemente cunhado pelo Gartner para descrever produtos ou ferramentas que ajudam as empresas a otimizar e gerenciar sua infraestrutura de nuvem para custos, segurança e operações.

De fato, uma boa plataforma de gestão de nuvem permite que os usuários mantenham o controle sobre ambientes. Tanto para métricas de consumo quanto para otimização de investimento.

Sob o mesmo ponto de vista, os principais pilares para esse gerenciamento de nuvem são:

  • Gerenciamento de custo na nuvem
  • Segurança em Nuvem
  • Automação para garantia de otimização

Segundo o Gartner, “As plataformas de gerenciamento de nuvem são produtos integrados que fornecem o gerenciamento de ambientes de nuvem pública, privada e híbrida. Os requisitos mínimos a serem incluídos nesta categoria são produtos que: incorporam interfaces de autoatendimento; fornecem imagens do sistema; permitem a medição e o faturamento; e fornecem algum grau de otimização da carga de trabalho por meio de políticas estabelecidas.”

Focado:

O seu parceiro de nuvem responsável por gerenciar as ferramentas é quem apoia na construção do melhor cenário de nuvem para o seu datacenter cloud. E, dessa forma, propõe além de inovação, a melhor otimização financeira, ajustando a nuvem ao seu negócio.

Por que as empresas precisam de uma plataforma de gerenciamento de nuvem?

Nos primórdios da nuvem pública, a migração para a cloud computing era considerada o maior desafio à frente da felicidade eterna de: economia de custos, flexibilidade, escalabilidade e tudo mais.

Uma década depois, está estabelecido que a nuvem precisa de estratégia e gerenciamento adequados para ser produtiva. A falta dessa estratégia levou algumas empresas a voltarem para os datacenters tradicionais ou a nuvem privada. Isso antes de descobrir quais eram os objetivos reais da nuvem. Portanto, ficou estabelecido que a migração para a nuvem é a parte mais fácil.

Cenário Atual

Curiosamente, apenas alguns anos atrás, a pergunta mais solicitada aos analistas era – “como escolhemos a nuvem certa para o meu negócio?

As estatísticas de hoje mostram que a maioria dessas empresas está perguntando – “como gerenciamos a nuvem?” Como escolher a plataforma de gerenciamento de nuvem correta ou melhor? Como encontrar um parceiro para dividir entre as melhores praticas e otimização de investimento?

Sendo assim, é possível perceber que a nuvem precisa ser bem gerenciada para melhor eficiência, produtividade e segurança. E isso nos leva a um parceiro que possua a capacidade comprovada e as ferramentas necessárias para que, além de apoiar na governabilidade da nuvem pública, possa ser um Advisor voltado para os principais pilares da computação em nuvem.