Gestão de TIJornada para a Nuvem

Confira algumas vantagens da computação em nuvem

Se você acredita que investir na área de TI da sua empresa é um diferencial de mercado, então você já está um passo à frente da maioria. A computação em nuvem pode ser sua próxima vantagem competitiva.

Investimento em infraestrutura, equipamentos e softwares de TI demandam um custo elevado para as empresas e nem sempre é visto com bons olhos pela administração. Esta não consegue, na maioria das vezes, perceber o retorno que esse investimento pode gerar. Em geral, considera-se qualquer injeção de capital na área de TI uma despesa, que acaba sendo feita somente quanto é preciso remediar algum problema.

O que fazer, então, para suprir a necessidade de desenvolver a área de TI a fim de dar visibilidade a esse setor como elemento estratégico e merecedor de investimentos? A solução pode estar na cloud computing (computação em nuvem).

O conceito de computação em nuvem

Computação em nuvem consiste em utilizar recursos ou softwares que não estão presentes diretamente no computador que se esteja operando.

Por exemplo, quando você posta uma foto no Facebook ou no Instagram, ou manda um e-mail com anexo para outra pessoa, esses arquivos ficam armazenados em um servidor distante, intangível por ambas as partes, mas que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, basta que se tenha um login de acesso e internet disponível.

E como isso pode ajudar o ramo empresarial? Vejamos então algumas dicas que farão você entender e querer adotar essa tecnologia.

Economia

Se o objetivo é chamar a atenção dos administradores da empresa, a palavra economia é a chave para isso. A computação em nuvem gera uma economia para empresa, pois existe a flexibilidade nos seus serviços.

Primeiro, porque uma das principais características da computação em nuvem é que nela você só paga o que usar. Existem planos pré-pagos, com pacotes estipulados, ou plano pós, que você paga exatamente pelo que usou.

A oferta que advém da computação em nuvem pode abranger licença de softwares, espaço de armazenamento e disponibilidade de dados. Sendo assim, a economia gerada por esse sistema pode ser percebida na fácil atualização de programas, baixo custo com equipamentos e pouco investimento em infraestrutura de servidores.

Escalabilidade e flexibilidade

A computação em nuvem permite que a empresa possa administrar o uso dos recursos de TI da forma mais adequada possível. Por exemplo:

  • Se hoje está expandindo para um momento de alta produção: contrata-se um maior uso de softwares e armazenamento, de maneira instantânea;
  • Se o momento é de recesso, o inverso pode ser feito, pagando menos por isso, o que já não acontece quando é feita a aquisição de softwares e servidores próprios.

Portabilidade e Mobilidade

Por meio do uso de servidores que estão disponíveis 24h, é possível acessar de diferentes equipamentos (smartphones, tablets, computadores, notebooks) em diferentes lugares do mundo. Nesse caso, precisando apenas de um equipamento com acesso à internet e um login de acesso.

Sendo assim, esta facilidade oferecida pela computação em nuvem poupa o uso de equipamentos adjacentes, como HD externo ou mídias de vídeo, já que estão acessíveis a qualquer momento.

Segurança

Este item é um dos que fazem o uso da computação em nuvem ser um serviço de extrema funcionalidade. Com uma plataforma desenvolvida para cuidar de todos os dados, de diferentes clientes, e ao mesmo tempo estar disponível na rede somente para pessoas autorizadas, o investimento por parte de quem vende esse serviço em segurança é altíssimo.

Portanto, a empresa que vende serviço em nuvem precisa estar protegida de todo tipo de ameaça, que pode ser:

  • física, como desastres naturais ou acidentais;
  • de softwares, como problemas em programas ou ataques de hackers;
  • ou de hardware, com falha de equipamentos.

Tais cuidados demandam um alto custo de investimento, uma vez que a maioria das empresas não consegue atingir o nível necessário de segurança.

Equipe de TI

Com a maior parte dos serviços e equipamentos alocados na computação em nuvem:

  • a equipe de TI pode ser menos numerosa
  • permite que o time foque em outras áreas;
  • suporte capaz de aprimorar processos, desenvolver novas ferramentas e estratégias para o desenvolvimento da empresa.

Enfim, gostou das nossas dicas? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook   I    LinkedIn   I   YouTube