AzureGestão de TIJornada para a Nuvem

Datacenter em nuvem: baixo investimento com mais vantagens financeiras

Que as empresas precisam investir em datacenters – já que é através deles que conseguem ter um melhor controle de suas atividades – é fato indiscutível. No entanto, resta o entendimento de qual a melhor opção: datacenter físico ou datacenter em nuvem?

Tecnicamente se igualam ou os pontos positivos e negativos de cada modelo se compensam?

Mas, a grande diferença e vantagem do datacenter em nuvem encontra-se:

  • nos valores de investimento,
  • na estrutura de instalação,
  • nos processos de manutenção
  • e, claro, nas formas e vantagens para a gestão financeira da empresa.

Datacenter em nuvem como redução de custos

Além dos ganhos com o aumento da produtividade e baixa demanda de manutenção e administração, a solução em nuvem para datacenter é uma opção personalizada para as empresas. Além disso, sempre ajustada às necessidades, processos e perfil administrativo-financeiro de cada instituição.

E muitas empresas, independente de seu tamanho e de seu segmento sentem a necessidade de transformar CAPEX em OPEX visando diluir investimentos em gastos operacionais. Com isso ganha-se mais flexibilidade dos custos, podendo diminuir ou aumentar de acordo com as reais necessidades.  Registre-se, ainda a favor da opção em nuvem, não ser necessário um alto investimento em equipamentos. Eliminando também futura manutenção ou troca pelo desgaste ou desatualização ao longo do tempo.

Regime de tributação em lucro real? Data center em nuvem é sua melhor opção

O Lucro Real é o lucro liquido das empresas após as compensações devidas. Desta forma, os impostos são pagos após apuração deste lucro. Se um investimento em datacenter em nuvem possibilita às empresas o lançamento deste custo em despesas, haverá uma redução nos impostos.

Vale lembrar que, para a dedução da despesa na base de cálculo do PIS/COFINS, essa deverá estar ligada diretamente à atividade da PJ/LUCRO REAL. Ou seja, somente de insumos e serviços ligados diretamente na produção. Já na dedução do IRPJ/CSSL estão todas as despesas permitidas na legislação.

Enfim, além de agregar praticidade, maior produtividade e agilidade para todos os processos de gestão e desenvolvimento da empresa, ao investir em data center em nuvem agrega-se também valor para a gestão contábil e consequente vantagem financeira.