Disaster RecoveryGestão de TI

Saiba como proteger sua TI com o DRaaS

Cada vez mais, as empresas estão se empenhando em manter seu ambiente de TI sempre ativo e confiável. Pensando em um cenário de desastre (ou disaster), quais as ferramentas sua empresa possui para restabelecer todos os serviços e em quanto tempo?

O DraaS ou Disaster recovery as a service é uma tecnologia que veio para solucionar essas questões.

Esta solução é capaz de restabelecer seu ambiente em alguns minutos. Independente da falha que possa acontecer de hardware ou software.

Como funciona

O serviço de DR (Disaster Recovery) pode ser implementado em vários tipos de cenários. Podemos considerar o DR dos servidores On-Premisses sendo feito na nuvem, ou de nuvem para nuvem, replicando os servidores para locais geograficamente separados.

A ferramenta que proporciona funcionamento desta tecnologia no caso da nuvem Azure é o Azure Site Recovery. Esta tecnologia replica o servidor da forma que está para um storage no Azure. Além disso, ao longo do tempo, busca somente os dados que estão sendo atualizados no servidor em produção.

Em caso de falha, com alguns clicks é possível subir uma réplica do servidor com diferença de alguns minutos do servidor de produção.

Se compararmos isto com a maneira que algumas empresas ainda adotam de, por exemplo, pegar fitas e fitas de backup para restabelecer um servidor por completo, a demonstração de ganho com o serviço de DRaaS fica muito evidente.

Principalmente se lembrarmos que o servidor na nuvem é cobrado somente pelo armazenamento no momento em que está sendo replicado. O preço de máquina virtual é cobrado somente no momento que esta replica é acionada.

Portanto, o serviço de DRaaS é uma solução que torna o ambiente de TI confiável. Além disso, ajuda a não perder dinheiro pois, o que temos que levar em consideração é: quanto vale cada minuto do seu ambiente parado?

Enfim, quer saber mais sobre DRaaS e como sua empresa pode economizar com soluções de nuvem? Os especialistas da SGA Tecnologia Inteligente podem te ajudar.