AzureGestão de TIJornada para a Nuvem

Conheça 3 valiosas práticas para otimizar o investimento em nuvem

Que Transformação Digital e nuvem são temas super atuais você já sabe, inclusive já deve ter alguma workload “voando” por aí…agora. E a otimização desse recurso, como você faz?

Quando falamos em otimização de arquitetura em nuvem, falamos obrigatoriamente, em gestão de billing. Se a máxima da nuvem é o chamado pay as you go (pague o quanto usa), qualquer alteração de arquitetura recai sobre o valor mensal a ser pago.

Na SGA Tecnologia Inteligente, sempre indicamos as melhores práticas a serem executadas no ambiente do Azure, a nuvem da Microsoft. Orientamos os clientes a extraírem o melhor da nuvem, pagando o menos possível.

Para exemplificar, indico abaixo 3 práticas que podem ser aplicadas no seu ambiente do Azure e que fazem parte das boas práticas indicadas pela SGA:

Dica 1 – Instâncias Reservadas

Instância Reservada nada mais é do que adquirir uma VM por um período pré-determinado e pagar menos por isso.

Você pode adquirir uma IR por 1Y (1 ano) ou 3Y (3 ano) e ter uma economia de até 72%.
Obs: é mais indicado para máquinas que tem um uso 24×7 e que não sofrem alteração de arquitetura.

Dica 2 – Datacenter Location

Se não interferir no compliance da sua empresa e se a latência não impactar, criar a sua máquina alocada em um servidor nos EUA pode te render um saving de até 40% por VM.

Dica 3 – AHUB

Você possui licença Windows Server ou SQL Server? Você sabia que, migrando para o Azure, as suas licenças te ajudam a reduzir o valor mensal da sua VM?

O AHUB é um benefício híbrido do Azure, no qual você tem a opção de transformar o seu servidor Windows em Linux, podendo ter até 50% de redução no custo mensal. E isso a apenas um clique (é só habilitar a opção, que aprece disponível no seu ambiente).

E aí, conhecia essas práticas simples, mas que podem te render um bom saving mensal no Azure?

Enfim, essas e outras práticas fazem parte do nosso Advisor. Afinal de contas, a SGA é especialista em nuvem e nosso foco é te fazer migrar para o moderno, otimizando o seu ambiente e, consequentemente, o seu billing.

 

Carol