SGA Monitoring for CloudSGA Monitoring for On-Premises

Gestão de TI: por que contratar monitoramento de serviços críticos?

É inegável que a Tecnologia da Informação exerce hoje um papel estratégico na gestão de qualquer empresa. Em um mundo cada dia mais conectado, a tendência é que a exigência por sistemas mais enxutos e eficazes só aumente.

Nesse cenário, é papel da gestão de TI garantir o funcionamento de sistemas dinâmicos que tragam produtividade para a empresa e a mantenham competitiva no mercado. Para isso, é preciso investir no monitoramento de serviços críticos.

Continue lendo e descubra do que se trata essa prática e quais são suas vantagens:

O que é o monitoramento de serviços críticos?

Monitorar é observar e analisar os processos a fim de perceber alterações que devem ser corrigidas. O monitoramento dos serviços críticos vai além de somente garantir que tudo está funcionando. Busca entender, também, se existem brechas que podem, eventualmente, causar falhas nos sistemas e gerar prejuízos para a empresa.

Esse é o estágio inicial para um processo de tomada de decisão mais ágil, que busca otimizar a alocação dos recursos de TI e reduzir os custos com possíveis paradas nos sistemas ou com manutenções.

Quais são os benefícios do monitoramento para a gestão de TI?

Quando o monitoramento é incorporado à gestão de TI, é possível agir antecipadamente e identificar os riscos e gargalos que podem gerar problemas no futuro. Para exemplificar a importância dessa prática, listamos 4 impactos do monitoramento nos processos críticos de uma empresa! Veja só:

Gera maior disponibilidade da rede

O papel do monitoramento de serviços é gerar dados estatísticos, permitindo a identificação de pontos críticos de modo que seu time possa agir rapidamente na realização de ajustes. Isso leva a altos índices de disponibilidade do sistema, uma vez que as eventuais falhas serão corrigidas antes mesmo de chegarem ao usuário final.

Aumenta a produtividade e o desempenho

Com o índice de disponibilidade em alta, o desempenho e a produtividade da empresa também crescem. Mas não é só isso: o monitoramento também trabalha identificando gargalos que possam trazer lentidão nos processos.

Com a eliminação desses gargalos, tarefas que não agregam valor são também eliminadas. Isso permite às equipes da empresa produzir mais e focar em atividades relevantes para o negócio.

Previne e reduz prejuízos

A máxima dos últimos anos é a redução de custos e, com as perspectivas tímidas de melhora na economia para o próximo ano, diminuir os gastos e otimizar a alocação de recursos continua sendo uma das maiores exigências para gestores de TI.

Sistemas parados por falha ou manutenção são sinônimos de dinheiro perdido. O monitoramento, conforme falamos, reduz a indisponibilidade da TI da empresa, diminuindo prejuízos e aumentando os lucros.

Melhora a tomada de decisão

A melhor forma de garantir uma tomada de decisão eficiente é se baseando em dados confiáveis. O monitoramento de serviços críticos vai te proporcionar o acesso a informações cruciais. Estas servirão para tomar decisões otimizadas sobre os melhores caminhos e investimentos para a gestão de tecnologia da empresa.

Como funciona o monitoramento na gestão de TI?

O monitoramento de TI eficaz deve contar com recursos gráficos e visuais, que sigam o modelo de gestão à vista. Assim, eles permitem que as métricas e indicadores sejam avaliados com mais facilidade e transparência.

Um sistema de monitoramento de redes bem elaborado possibilita ainda a criação de alertas para determinados eventos. Além da correlação entre alguns problemas, como itens de infraestrutura.

Além disso, ele deve atender a várias equipes e demandas, centralizando as informações e evitando o uso de soluções que não estejam sincronizadas, o que simplifica toda a operação do negócio.

Sem dúvidas, são muitos os benefícios para a gestão de TI. Enfim, se você quer continuar se informando e descobrindo como otimizar a TI da sua empresa, siga nossas páginas no LinkedIn e no Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas!